logo
Saltar para o conteúdo principal da página
Login Registar

0448 - Vitrinismo - enquadramento e evolução

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 25 Horas
  • meta-icon 291 Students
Informações

Saiba mais aqui.

Destinatários

Sem informações adicionais.

Objetivos

– Reconhecer e identificar o contributo da história da arte no âmbito do vitrinismo.

– Reconhecer e identificar o contributo da moda no âmbito do vitrinismo.

– Reconhecer e identificar o contributo do design no âmbito do vitrinismo.

– Caracterizar o vitrinismo através de uma análise diacrónica.

Conteúdos

– Vitrinismo - conceito e contributo da história da arte

– – Conceito de vitrinismo e objectivos

– – Séculos XVII e XVIII

– – – Barroco e Rococó

– – – – Espectáculo da celebração do poder; volumetria; luz e sombra na igreja barroca; novos temas escultóricos e o arranjo teatral da composição; espetáculos de ballet na corte de Louis XV; arquiteturas efémeras da corte de D. João V

– – Século XIX

– – – Grandes exposições

– – – – Espaços e conceitos expositivos em Londres, (1851), Paris (1900) e Lisboa (1998). Museus - espaços e conceitos expositivos

– – Século XX

– – – Cidades europeias na transição do séc. XIX para o séc. XX

– – – Novas artes do espaço e do movimento

– – – Contribuição do automóvel para a dinâmica da cidade

– Vitrinismo - contributo da moda

– – Anos 60

– – – Propostas de Mary Quant; conceito de boutique como ponto de venda dedicado a um mercado-alvo muito jovem; cultura decorrente da música dos Beatles e do Yellow Submarine; vanguardas italianas; instalações e performances; materiais alternativos; estética do plástico; C. Dior, P.Cardin e Y.S.Laurent

– – Anos 70

– – – Moda de rua; consumidor urbano, consumo de massas e segmentação de mercado

– – – Loja “A Maçã” e o trabalho pioneiro de Ana Salazar. A Moda Lisboa. Loja Branca de Manuela Gonçalves e Loja da Atalaia de Manuel Reis

– – – Os estilistas - Gaultier, Lafgerfeld e Galliano

– Vitrinismo - contributo do design

– – Anos 60

– – – Publicidade e sociedade de consumo - efemeridade como conceito

– – – Andy Warhol - pop e pop art; dimensões popular e cinética dos objectos

– – – Design na melhoria dos serviços coletivos - meios de transportes e sinalizações

– – Anos 70

– – – Tecnologia e informação ao serviço do consumidor

– – – A revolução do artesanato nos EUA, Inglaterra, Holanda e Alemanha

– – – Etorre Sottsass e a Olivetti; Archizoom Associatti e Non-Stop City; Achille Castiglioni, Victor Papaneck (“Design for the real world”). Roberto Venturi (“News fromL.A.”) 

– – Música punk e ligações ao mundo do design

– – Anos 80

– – – Design assistido por computador - Novas regras e novas estéticas

– – – Alessie as vanguardas italianas

– – – Andrea Branzi, Philipe Starck

– – – Design for disassembly

– Vitrinismo - análise diacrónica

– – Primeiras lojas / pontos de venda em Lisboa; comércio tradicional e grandes armazéns

– – Baixa lisboeta e Avenidas Novas - Diferentes mercados-alvo / diferentes propostas

– – Loja “ Conceição Vasco Costa” e “Os Porfírios”

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Vitrinismo - enquadramento e evolução
  • 25 horas
  • Sim
Partilhe agora:

+ 2100

Consultores/Formadores

40

Áreas Certificadas
pela DGERT

+ 58000

Formandos

+ 1730000

Horas de Formação