Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Reconhecer e identificar o contributo da história da arte no âmbito do vitrinismo.
– Reconhecer e identificar o contributo da moda no âmbito do vitrinismo.
– Reconhecer e identificar o contributo do design no âmbito do vitrinismo.
– Caracterizar o vitrinismo através de uma análise diacrónica.
– Vitrinismo - conceito e contributo da história da arte
– – Conceito de vitrinismo e objectivos
– – Séculos XVII e XVIII
– – – Barroco e Rococó
– – – – Espectáculo da celebração do poder; volumetria; luz e sombra na igreja barroca; novos temas escultóricos e o arranjo teatral da composição; espetáculos de ballet na corte de Louis XV; arquiteturas efémeras da corte de D. João V
– – Século XIX
– – – Grandes exposições
– – – – Espaços e conceitos expositivos em Londres, (1851), Paris (1900) e Lisboa (1998). Museus - espaços e conceitos expositivos
– – Século XX
– – – Cidades europeias na transição do séc. XIX para o séc. XX
– – – Novas artes do espaço e do movimento
– – – Contribuição do automóvel para a dinâmica da cidade
– Vitrinismo - contributo da moda
– – Anos 60
– – – Propostas de Mary Quant; conceito de boutique como ponto de venda dedicado a um mercado-alvo muito jovem; cultura decorrente da música dos Beatles e do Yellow Submarine; vanguardas italianas; instalações e performances; materiais alternativos; estética do plástico; C. Dior, P.Cardin e Y.S.Laurent
– – Anos 70
– – – Moda de rua; consumidor urbano, consumo de massas e segmentação de mercado
– – – Loja “A Maçã” e o trabalho pioneiro de Ana Salazar. A Moda Lisboa. Loja Branca de Manuela Gonçalves e Loja da Atalaia de Manuel Reis
– – – Os estilistas - Gaultier, Lafgerfeld e Galliano
– Vitrinismo - contributo do design
– – Anos 60
– – – Publicidade e sociedade de consumo - efemeridade como conceito
– – – Andy Warhol - pop e pop art; dimensões popular e cinética dos objectos
– – – Design na melhoria dos serviços coletivos - meios de transportes e sinalizações
– – Anos 70
– – – Tecnologia e informação ao serviço do consumidor
– – – A revolução do artesanato nos EUA, Inglaterra, Holanda e Alemanha
– – – Etorre Sottsass e a Olivetti; Archizoom Associatti e Non-Stop City; Achille Castiglioni, Victor Papaneck (“Design for the real world”). Roberto Venturi (“News fromL.A.”)
– – Música punk e ligações ao mundo do design
– – Anos 80
– – – Design assistido por computador - Novas regras e novas estéticas
– – – Alessie as vanguardas italianas
– – – Andrea Branzi, Philipe Starck
– – – Design for disassembly
– Vitrinismo - análise diacrónica
– – Primeiras lojas / pontos de venda em Lisboa; comércio tradicional e grandes armazéns
– – Baixa lisboeta e Avenidas Novas - Diferentes mercados-alvo / diferentes propostas
– – Loja “ Conceição Vasco Costa” e “Os Porfírios”
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação