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0479 - Benchmarking

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 50 Horas
  • meta-icon 291 Students
Informações

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Destinatários

Sem informações adicionais.

Objetivos

– Caracterizar o conceito de benchmarking na logística.

– Avaliar o potencial de melhoria de atuação na unidade de logística.

Conteúdos

– Definição de benchmarking

– – Processo de medição e comparação contínua da performance e das práticas da organização, relativamente a outras instituições com operações comparaveis, de forma a obter informações que ajudem e empresa a implementar melhorias.

– Objetivos do benchmarking

– – A organização manter-se competitiva e/ou tornar-se competitiva, focalizando-se na análise de práticas do setor ou de organizações comparaveis

– – “Melhores práticas”

– – Requisitos dos clientes / consumidores

– – Estabelecimento de objetivos com rigor

– – Medidas de produtividade

– Utilização do benchmarking na logística

– – Novas fontes de abastecimento

– – Características dos produtos e dos clientes

– – Operações específicas dos produtos e dos clientes

– – Operações específicas (matérias especiais)

– – Níveis de serviço

– – Tempos de entrega

– – Níveis de stocks, frequência de entrega e de encomendas

– – Controlo de qualidade

– Identificação dos dados a recolher e os métodos a utilizar

– – Dados primários e secundários

– – Diferencial entre a informação desejada e a informação possível

– – Necessidade de obtenção de dados comparaveis

– – Necessidade de obtenção de dados consistente

– – Definição da equipa a alocar ao processo

– – Quais as competências necessárias para os elementos integrantes do processo

– – Qual deve ser a participação da gestão de topo neste processo?

– Definição da(s) unidade(s) de medida

– – O que deve ser exatamente medido?

– – Qual a unidade de tempo que deve ser utilizada, de forma a poder extrapolar-se para a resolução do nosso “problema”

– Interpretação dos resultados

– – Determinação das medidas de desempenho mais adequadas e/ou desejáveis

– – Projeção dos níveis de desempenho pretendidos

– – Respeito pela confidencialidade dos dados e desenvolver medidas para a tornar efetiva

– Integração dos resultados

– – Comunicação / partilha dos resultados do processo de benchmarking

– – Estabelecimento de objetivos funcionais e planos de ação consistentes

– – Implementação do plano de ação

– Avaliação e melhoria

– – Estabelecimento de objetivos intermédios

– – Avaliação dos resultados atingidos

– – Implementação de medidas corretivas necessárias

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Benchmarking
  • 50 horas
  • Sim
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