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Sem informações adicionais.
– Caracterizar o conceito de benchmarking na logística.
– Avaliar o potencial de melhoria de atuação na unidade de logística.
– Definição de benchmarking
– – Processo de medição e comparação contínua da performance e das práticas da organização, relativamente a outras instituições com operações comparaveis, de forma a obter informações que ajudem e empresa a implementar melhorias.
– Objetivos do benchmarking
– – A organização manter-se competitiva e/ou tornar-se competitiva, focalizando-se na análise de práticas do setor ou de organizações comparaveis
– – “Melhores práticas”
– – Requisitos dos clientes / consumidores
– – Estabelecimento de objetivos com rigor
– – Medidas de produtividade
– Utilização do benchmarking na logística
– – Novas fontes de abastecimento
– – Características dos produtos e dos clientes
– – Operações específicas dos produtos e dos clientes
– – Operações específicas (matérias especiais)
– – Níveis de serviço
– – Tempos de entrega
– – Níveis de stocks, frequência de entrega e de encomendas
– – Controlo de qualidade
– Identificação dos dados a recolher e os métodos a utilizar
– – Dados primários e secundários
– – Diferencial entre a informação desejada e a informação possível
– – Necessidade de obtenção de dados comparaveis
– – Necessidade de obtenção de dados consistente
– – Definição da equipa a alocar ao processo
– – Quais as competências necessárias para os elementos integrantes do processo
– – Qual deve ser a participação da gestão de topo neste processo?
– Definição da(s) unidade(s) de medida
– – O que deve ser exatamente medido?
– – Qual a unidade de tempo que deve ser utilizada, de forma a poder extrapolar-se para a resolução do nosso “problema”
– Interpretação dos resultados
– – Determinação das medidas de desempenho mais adequadas e/ou desejáveis
– – Projeção dos níveis de desempenho pretendidos
– – Respeito pela confidencialidade dos dados e desenvolver medidas para a tornar efetiva
– Integração dos resultados
– – Comunicação / partilha dos resultados do processo de benchmarking
– – Estabelecimento de objetivos funcionais e planos de ação consistentes
– – Implementação do plano de ação
– Avaliação e melhoria
– – Estabelecimento de objetivos intermédios
– – Avaliação dos resultados atingidos
– – Implementação de medidas corretivas necessárias
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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