logo
Saltar para o conteúdo principal da página
Login Registar

10238 - Teoria do design e da comunicação visual

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 25 Horas
  • meta-icon 291 Students
Informações

Saiba mais aqui.

Destinatários

Sem informações adicionais.

Objetivos

– Definir os principais conceitos relacionados com a teoria do design e a comunicação visual.

– Identificar elementos da teoria do design, da comunicação visual, da perceção visual e da teoria da forma (Gestalt) aplicáveis no design de comunicação.

– Reconhecer o papel do design nas várias áreas de intervenção da comunicação visual.

– Identificar as questões éticas e deontológicas da prática do design e da comunicação visual.

– Reconhecer e aplicar métodos de investigação e de ação próprios da comunicação visual.

– Identificar as finalidades e objetivos do design.

– Reconhecer a importância e o processo da Metodologia do Design Thinking.

Conteúdos

– Elementos e processos da comunicação visual

– – Signos e código

– – Tipos e estilos

– – Elementos básicos

– – Estratégias de comunicação

– – Carácter e conteúdo

– – Análise crítica de diversos meios de comunicação visual: infografia, desenhos, pintura, fotografia, vídeo, banda desenhada, cinema, TV, Internet, outros

– Perceção visual e a Teoria da Forma (Gestalt)

– – Fundamentos da perceção - semelhança, proximidade, simetria, continuidade e destino comum

– – Propriedades dos objetos visuais - emergência, multi estabilidade, invariância

– – Aplicabilidade no design de comunicação.

– Teoria do Design

– – Ato de criar

– – Relação do design com as artes visuais

– – Dicotomia forma e função

– – Estratégias da comunicação gráfica

– – Simbologia e semiótica.

– – Fatores inerentes ao ato do design - humanos, utilizador ou público alvo, ergonomia, fatores económicos, produção, mercado, concorrência, publicidade e sustentabilidade do design

– Questões éticas e deontológicas do design e da comunicação visual

– Métodos de investigação e de ação do design e da comunicação visual

– – Métodos quantitativos e qualitativos

– – Visuais

– – Experimentais

– O processo do design

– – Finalidades e objetivos do design

– – Causas formais

– – Processo de composição mental

– – Imaginação

– – Estudos gráficos

– – Relação entre o design e a construção do protótipo

– – Causas materiais

– – Conhecimento dos materiais

– Design Thinking

– – Métodos e processos de gestão

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Teoria do design e da comunicação visual
  • 25 horas
  • Sim
Partilhe agora:

+ 2100

Consultores/Formadores

40

Áreas Certificadas
pela DGERT

+ 58000

Formandos

+ 1730000

Horas de Formação