Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Definir os principais conceitos relacionados com a teoria do design e a comunicação visual.
– Identificar elementos da teoria do design, da comunicação visual, da perceção visual e da teoria da forma (Gestalt) aplicáveis no design de comunicação.
– Reconhecer o papel do design nas várias áreas de intervenção da comunicação visual.
– Identificar as questões éticas e deontológicas da prática do design e da comunicação visual.
– Reconhecer e aplicar métodos de investigação e de ação próprios da comunicação visual.
– Identificar as finalidades e objetivos do design.
– Reconhecer a importância e o processo da Metodologia do Design Thinking.
– Elementos e processos da comunicação visual
– – Signos e código
– – Tipos e estilos
– – Elementos básicos
– – Estratégias de comunicação
– – Carácter e conteúdo
– – Análise crítica de diversos meios de comunicação visual: infografia, desenhos, pintura, fotografia, vídeo, banda desenhada, cinema, TV, Internet, outros
– Perceção visual e a Teoria da Forma (Gestalt)
– – Fundamentos da perceção - semelhança, proximidade, simetria, continuidade e destino comum
– – Propriedades dos objetos visuais - emergência, multi estabilidade, invariância
– – Aplicabilidade no design de comunicação.
– Teoria do Design
– – Ato de criar
– – Relação do design com as artes visuais
– – Dicotomia forma e função
– – Estratégias da comunicação gráfica
– – Simbologia e semiótica.
– – Fatores inerentes ao ato do design - humanos, utilizador ou público alvo, ergonomia, fatores económicos, produção, mercado, concorrência, publicidade e sustentabilidade do design
– Questões éticas e deontológicas do design e da comunicação visual
– Métodos de investigação e de ação do design e da comunicação visual
– – Métodos quantitativos e qualitativos
– – Visuais
– – Experimentais
– O processo do design
– – Finalidades e objetivos do design
– – Causas formais
– – Processo de composição mental
– – Imaginação
– – Estudos gráficos
– – Relação entre o design e a construção do protótipo
– – Causas materiais
– – Conhecimento dos materiais
– Design Thinking
– – Métodos e processos de gestão
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação