Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Contextualizar os fatores históricos, sociais, culturais e económicos do design editorial.
– Reconhecer os conceitos básicos relacionados com o design editorial, o suporte, a página e o layout.
– Aplicar técnicas relativas à composição, escala e formatos do documento.
– Diferenciar as hierarquias do texto e dos diferentes elementos numa página.
– Executar projetos com texto, imagem e grafismos vários.
– Distinguir as funções do design editorial.
– Planear e construir soluções consoante os objetivos comunicacionais propostos.
– Introdução ao design editorial
– – Contextualização histórica, social e económica do livro, da revista e do jornal
– – Conceitos básicos
– – Importância nas artes gráficas e no design de comunicação
– – Evolução tecnológica e novas formas de comunicação gráfica
– – Funções do design editorial: publicitária, informativa, educativa, cultural e de entretenimento
– – Tipos de publicações - livro, jornal, revista, boletim, desdobrável, folheto, apresentações, sites para a Internet, redes de informação, televisão e ecrã.
– – Principais formatos, recursos, tecnologias e técnicas
– Organização de um documento
– – Linhas construtivas e de força de uma composição
– – Estruturação de um documento
– – Escala
– – Orientação, formato da página e layout
– – Ritmo, coerência e contraste
– – Adequação de diferentes estilos aos conteúdos
– – Questões técnicas e de materiais
– Elementos gráficos de uma página
– – Estética e função; retângulo de ouro; tamanho do suporte e formatos; réguas, grelhas e margens; hierarquia do texto; formatação de parágrafos e blocos de texto
– – Elementos tipográficos - títulos, antetítulos, subtítulos, títulos corridos; textos auxiliares, notas de rodapé, cabeçalhos, números de página e legendas; fundos, barras, filetes, caixas e ornamentos
– – Conjugação de imagem, ilustração, grafismos e texto
– Projeto editorial
– – Informação, público alvo e objetivos da comunicação
– – Layout, páginas mestras e estilos
– – Técnicas de montagem dos conteúdos
– – Suportes e tecnologias de impressão, divulgação ou difusão
– – Questões técnicas e de materiais; protótipos
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação