logo
Saltar para o conteúdo principal da página
Login Registar

10243 - Design editorial - iniciação

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 25 Horas
  • meta-icon 291 Students
Informações

Saiba mais aqui.

Destinatários

Sem informações adicionais.

Objetivos

– Contextualizar os fatores históricos, sociais, culturais e económicos do design editorial.

– Reconhecer os conceitos básicos relacionados com o design editorial, o suporte, a página e o layout.

– Aplicar técnicas relativas à composição, escala e formatos do documento.

– Diferenciar as hierarquias do texto e dos diferentes elementos numa página.

– Executar projetos com texto, imagem e grafismos vários.

– Distinguir as funções do design editorial.

– Planear e construir soluções consoante os objetivos comunicacionais propostos.

Conteúdos

– Introdução ao design editorial

– – Contextualização histórica, social e económica do livro, da revista e do jornal

– – Conceitos básicos

– – Importância nas artes gráficas e no design de comunicação

– – Evolução tecnológica e novas formas de comunicação gráfica

– – Funções do design editorial: publicitária, informativa, educativa, cultural e de entretenimento

– – Tipos de publicações - livro, jornal, revista, boletim, desdobrável, folheto, apresentações, sites para a Internet, redes de informação, televisão e ecrã.

– – Principais formatos, recursos, tecnologias e técnicas

– Organização de um documento

– – Linhas construtivas e de força de uma composição

– – Estruturação de um documento

– – Escala

– – Orientação, formato da página e layout

– – Ritmo, coerência e contraste

– – Adequação de diferentes estilos aos conteúdos

– – Questões técnicas e de materiais

– Elementos gráficos de uma página

– – Estética e função; retângulo de ouro; tamanho do suporte e formatos; réguas, grelhas e margens; hierarquia do texto; formatação de parágrafos e blocos de texto

– – Elementos tipográficos - títulos, antetítulos, subtítulos, títulos corridos; textos auxiliares, notas de rodapé, cabeçalhos, números de página e legendas; fundos, barras, filetes, caixas e ornamentos

– – Conjugação de imagem, ilustração, grafismos e texto

– Projeto editorial

– – Informação, público alvo e objetivos da comunicação

– – Layout, páginas mestras e estilos

– – Técnicas de montagem dos conteúdos

– – Suportes e tecnologias de impressão, divulgação ou difusão

– – Questões técnicas e de materiais; protótipos

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Design editorial - iniciação
  • 25 horas
  • Sim
Partilhe agora:

+ 2100

Consultores/Formadores

40

Áreas Certificadas
pela DGERT

+ 58000

Formandos

+ 1730000

Horas de Formação