Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Identificar as principais correntes pedagógicas e seus autores.
– Caracterizar os modelos pedagógicos.
– Identificar as influências determinantes para a construção do pensamento atual, que fundamenta a organização curricular na educação básica.
– Reconhecer os pressupostos postulados por importantes figuras da educação e da psicologia.
– Modelos pedagógicos em diferentes contextos educativos
– Modelos pedagógicos e implicação na organização e funcionamento dos espaços educativos
– Teorias da aprendizagem
– – Comportamentalista
– – Cognitivista
– – Construtivista
– Principais correntes pedagógicas
– – Fröebel
– – – Biografia
– – – Fröebel e o surgimento do primeiro Jardim-de-infância
– – – Importância do simbolismo na teoria de Fröebel
– – Montessori
– – – Vida e obra de Maria Montessori
– – – Métodos de Montessori utilizados na educação da infância
– – Decroly
– – – Vida e obra de Ovide Decroly
– – – Importância atribuída por Decroly ao desenvolvimento infantil e ao caráter global da atividade da criança
– – – Teorias baseadas em características psicológicas e sociológicas
– – – Criação de “Centros de Interesse” e passagem da criança por três momentos distintos: a observação, a associação e a expressão
– – – Análise de algumas obras importantes de Decroly
– – Freinet
– – – Biografia de Célestin Freinet
– – – Ser Humanista segundo Freinet
– – – Pedagogia de Freinet e a educação pelo trabalho
– – Piaget
– – – Vida e obra de Jean Piaget
– – – Conceito de Desenvolvimento, segundo Piaget, e os fatores que o influenciam
– – – Três “A” de Piaget: assimilação; acomodação; adaptação
– – – Estádios de desenvolvimento segundo Piaget: estádio sensório-motor; estádio pré- operatório; estádio operatório concreto; estádio operatório formal
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação