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10759 - Teletrabalho

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 25 Horas
  • meta-icon 291 Students
Informações

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Destinatários

Sem informações adicionais.

Objetivos

– Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.

– Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.

– Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.

– Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.

– Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.

– Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Conteúdos

– Teletrabalho

– – Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção

– – Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação

– – Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores

– – Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade

– Competências do/a teletrabalhador/a

– – Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho

– – Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital

– Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho

– – Gestão da confiança

– – – Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva

– – – Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)

– – – Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas

– – – Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais

– – Gestão da distância

– – – Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho

– – – Reorganização dos locais e horários de trabalho

– – – Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)

– – – Motivação e feedback

– – – Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)

– – – Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto

– – – Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal

– – – Controlo e proteção de dados pessoais

– – – Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação

– – – Assistência técnica remota

– – Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)

– – Formação e desenvolvimento de novas competências

– – Transformação digital – novas formas de trabalho

– Desempenho profissional em regime de teletrabalho

– – Organização do trabalho

– – Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído

– – Espaço de e para o teletrabalho

– – Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho

– – Pausas programadas

– – Riscos profissionais e psicossociais

– – – Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social

– – – Avaliação e controlo de riscos

– – – Acidentes de trabalho

– – Gestão do isolamento

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Teletrabalho
  • 25 horas
  • Sim
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