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Sem informações adicionais.
– Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
– Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
– Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
– Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
– Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
– Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
– Teletrabalho
– – Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
– – Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
– – Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
– – Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
– Competências do/a teletrabalhador/a
– – Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
– – Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
– Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
– – Gestão da confiança
– – – Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
– – – Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
– – – Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
– – – Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
– – Gestão da distância
– – – Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
– – – Reorganização dos locais e horários de trabalho
– – – Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
– – – Motivação e feedback
– – – Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
– – – Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
– – – Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
– – – Controlo e proteção de dados pessoais
– – – Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
– – – Assistência técnica remota
– – Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
– – Formação e desenvolvimento de novas competências
– – Transformação digital – novas formas de trabalho
– Desempenho profissional em regime de teletrabalho
– – Organização do trabalho
– – Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
– – Espaço de e para o teletrabalho
– – Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
– – Pausas programadas
– – Riscos profissionais e psicossociais
– – – Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
– – – Avaliação e controlo de riscos
– – – Acidentes de trabalho
– – Gestão do isolamento
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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