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Sem informações adicionais.
– Identificar as principais funções e atividades da mediação intercultural.
– Identificar as competências necessárias para o desempenho profissional do/a mediador/a intercultural.
– Principais funções e tarefas
– – Facilitação da comunicação entre as comunidades de intervenção, serviços e população em geral
– – – Identificação e orientação de situações e processos de discriminação
– – – Mediação junto dos profissionais e serviços públicos e privados que prestam apoio ou resposta social a necessidades específicas das populações alvo de intervenção
– – – Intervenção no combate a preconceitos e estereótipos sociais e de inclusão
– – – Diagnóstico de necessidades e prevenção de situações de vulnerabilidade, tensão, risco e/ou conflito nas comunidades de intervenção
– – – Informação sobre o funcionamento dos serviços e/ou outros aspetos promotores de inclusão social
– – – Informação e sensibilização para os direitos e deveres dos/das cidadãos/ãs
– – – Recolha de informação do público-alvo, suas expetativas, projetos migratórios
– – – Interpretação cultural das necessidades manifestadas pelo público-alvo e definição dos objetivos e estratégias de intervenção, baseadas na interpretação dos códigos culturais
– – Fomento da coesão social
– – – Apoio ou resposta social a necessidades específicas das populações alvo de intervenção com recurso a profissionais especializados
– – – Cooperação e participação em redes de trabalho
– – – Mediação em situações de vulnerabilidade, tensão, risco e/ou conflito nas comunidades de intervenção, e entre estas e a população em geral
– – Promoção da capacitação e inserção social das comunidades de intervenção
– – – Motivação, empoderamento e advocacia social
– – – Autoestima e participação pessoal e coletiva
– – – Informação e assessoria na defesa de direitos e consciência dos deveres
– – Implementação de projetos/atividades de mediação intercultural
– – Cumprimento do código de conduta e ética profissional do/a mediador/a intercultural
– Competências do/a mediador/a
– – Comunicação, empatia, assertividade
– – Inteligência emocional
– – Trabalho em equipa
– – Mediação, cooperação e diálogo intercultural
– – Informação e sensibilização pública
– – Interação, mobilização participativa e capacitação
– – Autonomia e orientação para resultados
– – Responsabilidade e disponibilidade
– – Mediação de conflitos
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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