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Sem informações adicionais.
– Identificar os pressupostos da ética e deontologia profissionais.
– Reconhecer os princípios éticos e deontológicos da atividade profissional do/a mediador/a intercultural.
– Reconhecer as orientações do código de ética do/a mediador/a intercultural e respetivas regras de conduta profissional.
– Pressupostos básicos
– – Ética e deontologia – conceitos e fundamentos
– – Ética e valores humanos essenciais
– – Escalas de valores e conflito de valores
– – Tradições culturais vs. Direitos humanos e democracia
– – Consciência moral – origem e fatores de desenvolvimento
– Princípios e exigências éticas
– – Justiça e imparcialidade
– – Igualdade
– – Colaboração e boa fé
– – Lealdade e integridade
– – Competência e responsabilidade
– – Confidencialidade
– – Disponibilidade e proatividade
– – Informação/comunicação
– – Qualidade
– – Solidariedade social
– – Objetividade
– – Cooperação
– – Assiduidade e pontualidade
– – Respeito e confiança
– Ética e deontologia aplicada à organização
– – Aptidões e competências
– – Participação nos objetivos da organização
– – Promoção do desenvolvimento da imagem da organização
– – Valorização pessoal e profissional dos colegas
– – Consideração por sugestões, problemas e necessidades dos outros
– – Sigilo profissional
– Deveres do/a mediador/a intercultural
– – Respeito pelos direitos humanos e dignidade de todas as pessoas atuando com honestidade e integridade no desempenho das suas funções
– – Garantia de igualdade no acesso aos direitos, respeitando os pressupostos legais e os procedimentos administrativos
– – Responsabilização pela ajuda/apoio aos/às interessados/as na procura de soluções mutuamente satisfatórias e no seu melhor interesse
– – Proatividade, capacidade de reação e desenvolvimento de ações preventivas fundamentadas
– – Sigilo e confidencialidade sobre a informação obtida durante a sua atividade profissional
– – Isenção e objetividade no uso das suas atribuições e poderes em razão de qualquer tipo de fator ou condição
– – Respeito pelas tradições e cultura das comunidades com que intervém, desde que estas sejam compatíveis com os princípios essenciais dos direitos humanos e da democracia
– – Equidade no tratamento de todos os membros das comunidades com que intervém, tornando públicas quaisquer situações de conflito de interesses
– – Distinção clara entre a atividade profissional e a atividade privada
– – Colaboração com todos os profissionais que intervêm com a população-alvo
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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pela DGERT
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