Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Identificar os problemas que se colocam à pessoa idosa na atualidade.
– Descrever a velhice do ponto de vista físico, psicológico e social, distinguindo-se das outras “2 idades de vida”.
– Identificar o quadro conceptual básico que permita caracterizar o envelhecimento nos contextos sociais em que se irá desenvolver.
– Reconhecer e relacionar os diferentes aspetos sociais da velhice.
– Velhice - ciclo vital
– – Velhice e tarefas do desenvolvimento psicológico
– – Teorias sobre o envelhecimento psicossocial
– – Teorias psicossociais de Eric Erickson, R. Peck e Buhler
– – Do jovem adulto à meia-idade
– – – Tarefas evolutivas do jovem adulto
– – – Mudança no campo dos interesses e no sistema de valores
– – – Casamento e seus ajustamentos
– – – Carreira profissional e seus ajustamentos
– – – Família e seus ajustamentos
– – A meia-idade e as tarefas evolutivas
– – Aspetos estruturais e funcionais da meia-idade
– Velhice - aspetos sociais
– – A velhice e a sociedade
– – – Velhice e envelhecimento: Conceitos e análise
– – – Mitos da velhice
– – – – início da velhice e aptidões da velhice
– – – – negatividades da velhice
– – – – isolamento e solidão na velhice
– – Atitudes, mitos e estereótipos
– – – Definições
– – – Ideias pré-concebidas
– – – Atitudes relacionadas com a pessoa idosa
– – – Mitos e estereótipos - perigos potenciais
– – Representações da morte
– – Problemas sociais da velhice
– – – Reconhecimento, perspetiva e reflexão sobre problemas que se colocam à pessoa idosa na actualidade
– – – – a situação no princípio do século
– – – – a velhice e o pós-guerra
– – A pessoa idosa no final do século XX
– Velhice - socialização e papéis sociais
– – Aspetos sociais da velhice
– – – Socialização e papéis sociais
– – – Preparação para a velhice: os papéis de transição
– – – Velhice o os novos papéis sociais
– Velhice - socialização e papéis sociais
– – O modo de vida das pessoas de idade
– – – Ascondições de vida
– – – A satisfação de viver
– – Processo de envelhecimento/sensibilização à problemática da pessoa idosa
– – – O ser velho no ciclo da vida
– – – Ser velho hoje, no meio rural e no meio urbano
– – – A reforma
– – – Coabitação/conflito de gerações
– – – Respostas institucionais
– – – Pensar novas respostas
– – A pessoaidosa noutras civilizações
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação