Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Reconhecer as problemáticas da leitura na atualidade.
– Analisar a realidade específica das bibliotecas e da animação da leitura.
– Planear e implementar metodologias e técnicas de animação do livro e da leitura.
– A problemática da leitura no século XXI
– – Quem lê e o que lê (classes, faixas etárias,…)
– – Responsabilidades e missões dos intervenientes no circuito do livro
– Missões da biblioteca pública e da biblioteca escolar
– – O manifesto da UNESCO
– – Linhas orientadoras da IFLA para crianças e jovens
– Leitura instrumental e leitura lúdica
– Estratégias de animação da leitura
– – Animações de informação
– – Animações lúdicas
– – Animações de aprofundamento
– – Animações responsabilizantes
– – Outros tipos de animações
– O contador / animador / mediador da leitura
– – O corpo e a voz
– – Como contar histórias (leitura e oralidade)
– – Organização da sessão de contos de acordo com as fases etárias
– O projeto de animação da leitura
– – Etapas e componentes do planeamento de actividades
– – A divulgação das actividades
– – A implementação das actividades
– – A avaliação das actividades
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação