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Sem informações adicionais.
– Caracterizar a atividade agrária na região.
– Identificar as tecnologias agrárias utilizadas, sua fundamentação técnica e circunstâncias socioeconómicas que condicionam a atividade dos agricultores.
– Identificar os principais recursos endógenos.
– Realizar ações e desenvolver técnicas que valorizem e promovam os recursos endógenos.
– Verificar a importância do turismo no espaço rural para o desenvolvimento rural.
– Actividade agrária
– – Caracterização edafoclimática da região (breve)
– – Principais produtos e o seu valor comercial
– – Técnicas de produção dos principais produtos da região (seleccionar os conteúdos de acordo com a região)
– – – Agricultura convencional versus agricultura em modo biológico
– – – Culturas arvenses
– – – – Consumo humano
– – – – Forrageiras
– – – – Industriais
– – – Fruticultura
– – – – Frutos
– – – – Pequenos frutos
– – – – Frutos secos
– – – – Viticultura
– – – – Olivicultura
– – – Hortofloricultura
– – – – Horticultura ao ar livre e sob coberto
– – – – Floricultura ao ar livre e sob coberto
– – – – Plantas aromáticas e medicinais
– – – – Jardinagem e espaços verdes
– – – Silvicultura
– – – – Principais espécies da região
– – – – Manutenção e gestão de matas e florestas
– – – – Exploração de madeira e/ou outros produtos florestais
– – – – Silvo-pastorícia
– – – Produção animal
– – – – Produção e maneio das espécies mais representativas
– Recursos endógenos da região
– – Identificação dos principais recursos endógenos da região (seleccionar os conteúdos de acordo com a região)
– – – Produtos para consumo em fresco
– – – Produtos transformados
– – – Consumo humano
– – Conhecimentos técnicos dos processos de produção e transformação
– – – Produtos da horta – exemplos:
– – – – Solanáceas: batata; pimento; tomate
– – – – Leguminosas: ervilha; faveira; feijão
– – – – Saladas: alface; agrião
– – – – Couves: brócolos; bruxelas; flor; lombarda; repolho
– – – – Bolbos: alho; cebola
– – – – Cucurbitáceas: melância; melão; pepino
– – – – Raízes: cenoura, nabo
– – – – Culturas vivazes: espargos; morangos
– – – Plantas aromáticas e medicinais
– – – Cogumelos
– – – Doces e compotas
– – – Conservas
– – – Mel
– – – Pão tradicional
– – – Azeite e azeitonas
– – – Vinho e outras bebidas alcoólicas
– – – Queijos e outros lacticínios
– – – Enchidos
– Valorização e promoção dos produtos
– – Regiões Demarcadas
– – Certificação da qualidade
– – Denominação de origem
– – Identificação do produtor
– Técnicas e processos potencializadores do valor dos recursos endógenos da região
– – Gastronomia
– – Enoturismo
– – Folclore
– – Artesanato: linho; lã; arte floral; trabalhos com madeira, folhas, cascas de árvores, camisas de milho, escamas de peixe; sabões aromáticos
– – Cinegética
– – Pesca
– – “Rotas”: Vinho, azeite
– – Feiras e romarias
– – – Museus temáticos
– A comercialização de produtos endógenos
– – O espaço de venda
– – A apresentação dos produtos
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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