Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Reconhecer a importância do universo da comunicação em geral e os fenómenos mediáticos em particular, estimulando o pensamento crítico no que respeita à utilização das tecnologias de comunicação e informação.
– Identificar conceitos e métodos que permitam desenvolver capacidades de compreensão da comunicação.
– Identificar formas e modelos do processo comunicativo.
– Descrever as diferentes abordagens das teorias da comunicação no âmbito de uma perspetiva crítica.
– Interpretar as teorias da comunicação à luz dos efeitos produzidos na sociedade de informação e sociedade em rede.
– Comunicação e Informação
– – Comunicação: diferentes tipos de interlocutores no processo comunicativo, leis da comunicação, barreiras à comunicação humana, mitos e realidades da comunicação
– – Teoria da informação a) receção b) ruído c) redundância d) feedback e) entropia
– Comunicação mediada/comunicação de massa/ cultura de massa
– – Modelos de comunicação: a) Lasswell / Bradock b) Shannon & Weaver DeFleur c) Modelo de Osgood e Schramm d) Modelo de Dance e) Modelo de Maletzke
– – Escolas do pensamento comunicacional: a) teoria hipodérmica b) estudos da persuasão c) teoria crítica d) estudos culturais
– Conceitos fundamentais para o estudo de uma teoria dos média: emissor, recetor, mensagem, canal de transmissão, interferência, feedback, redundância, codificação e descodificação
– Formas e modelos de comunicação: Shannon/Weaver, Gerbner, Lasswell, Newcomb
– Sociedade de Informação e Sociedade em Rede: Internet e o seu papel na sociedade atual - A Sociedade em Rede
– – Determinismo tecnológico e a relação entre técnica e cultura
– – Estrutura de comunicação em rede e interactividade
– – Novos média e media de massa. A sociedade de informação. O global e o local
– – Mediação técnica e conhecimento na sociedade de informação
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação