logo
Saltar para o conteúdo principal da página
Login Registar

5381 - Comunicação e média

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 25 Horas
  • meta-icon 291 Students
Informações

Saiba mais aqui.

Destinatários

Sem informações adicionais.

Objetivos

– Reconhecer a importância do universo da comunicação em geral e os fenómenos mediáticos em particular, estimulando o pensamento crítico no que respeita à utilização das tecnologias de comunicação e informação.

– Identificar conceitos e métodos que permitam desenvolver capacidades de compreensão da comunicação.

– Identificar formas e modelos do processo comunicativo.

– Descrever as diferentes abordagens das teorias da comunicação no âmbito de uma perspetiva crítica.

– Interpretar as teorias da comunicação à luz dos efeitos produzidos na sociedade de informação e sociedade em rede.

Conteúdos

– Comunicação e Informação

– – Comunicação: diferentes tipos de interlocutores no processo comunicativo, leis da comunicação, barreiras à comunicação humana, mitos e realidades da comunicação

– – Teoria da informação a) receção b) ruído c) redundância d) feedback e) entropia

– Comunicação mediada/comunicação de massa/ cultura de massa

– – Modelos de comunicação: a) Lasswell / Bradock b) Shannon & Weaver DeFleur c) Modelo de Osgood e Schramm d) Modelo de Dance e) Modelo de Maletzke

– – Escolas do pensamento comunicacional: a) teoria hipodérmica b) estudos da persuasão c) teoria crítica d) estudos culturais

– Conceitos fundamentais para o estudo de uma teoria dos média: emissor, recetor, mensagem, canal de transmissão, interferência, feedback, redundância, codificação e descodificação

– Formas e modelos de comunicação: Shannon/Weaver, Gerbner, Lasswell, Newcomb

– Sociedade de Informação e Sociedade em Rede: Internet e o seu papel na sociedade atual - A Sociedade em Rede

– – Determinismo tecnológico e a relação entre técnica e cultura

– – Estrutura de comunicação em rede e interactividade

– – Novos média e media de massa. A sociedade de informação. O global e o local

– – Mediação técnica e conhecimento na sociedade de informação

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Comunicação e média
  • 25 horas
  • Sim
Partilhe agora:

+ 2100

Consultores/Formadores

40

Áreas Certificadas
pela DGERT

+ 58000

Formandos

+ 1730000

Horas de Formação