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6305 - Cultura de hortícolas comestíveis - Família das Quenopodiáceas (acelga, beterraba de mesa e sacarina, espinafre)

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 50 Horas
  • meta-icon 291 Students
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Objetivos

– Efectuar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução e colheita de culturas hortícolas da família das Quenopodiáceas, segundo os princípios de Proteção Integrada.

Conteúdos

– Quenopodiáceas

– – Importância económica e regiões de maior produção

– – Principais países produtores e consumidores

– Botânica e fisiologia das plantas

– Agro-ecossistema das Quenopodiáceas

– Características das culturas e variedades utilizadas

– Exigências edafoclimáticas

– – Solo – textura/estrutura, drenagem, pH, salinidade

– – Clima - temperaturas, humidade relativa, luminosidade, dióxido de carbono

– – Água - água para rega, conservação da água, zonas sensíveis e vulneráveis

– Instalação da cultura

– – Sistemas de cultivo – ar livre e sob-abrigo, no solo e sem solo

– – Abrigos materiais, coberturas, dimensões e instalação

– – Épocas de sementeira

– – Escolha do local

– – Rotações, sucessões e afolhamentos

– – Instalação do sistema de forçagem e rega

– – Rega e drenagem

– – Preparação do solo

– – Fertilização

– – Sementeira/plantação/transplantação

– – Instalação do sistema de tutoragem

– – Sistema de propagação

– Condicionamento ambiental dos abrigos

– Manutenção e condução da cultura

– – Cuidados pós-plantação

– – Rega e fertirrigação

– – Técnicas culturais

– Pragas das Quenopodiáceas (afídeos, alfinetes, áltica, bicho da conta, cássidas, lagartas, lixus e cleonus, melonta, mosca da beterraba, nemátodos, nóctuas, scutigerela e traça)

– – Sistemática e morfologia

– – Bioecologia

– – Estragos e prejuízos

– – Estratégia de proteção – monitorização

– – – Estimativa do risco e nível económico de ataque (NEA)

– – – Meios de luta - luta cultural (rotações e outras práticas culturais); luta biológica (inimigos naturais); luta química (considerações em relação às precauções toxicológicas, ecotoxicológicas e ambientais); outros meios de luta

– Fauna Auxiliar

– – Características identificativas dos grupos mais importantes, métodos de quantificação e utilização de auxiliares

– – Selecção dos produtos fitofarmacêuticos (eficácia e características toxicológicas) e efeitos secundários (resistência, toxicidade para: Homem, auxiliares e outros organismos, nomeadamente abelhas, aves, fauna selvagem e organismos aquáticos)

– – Preservação e incremento da fauna auxiliar e medidas que fomentem a biodiversidade

– – Condições favoráveis à criação de auxiliares

– Doenças (sintomatologia; biologia e epidemiologia; breves noções sobre métodos de detecção; importância dos estragos e prejuízos) – micoses, viroses

– – Estratégia de proteção – condições favoráveis à doença e meios de luta

– – Doenças não parasitárias – acidentes fisiológicos e carências

– Infestantes

– – Principais infestantes das Quenopodiáceas

– – Aspectos da biologia e propagação

– – Sistemas de manutenção do solo e seu reflexo no controlo de infestantes

– – Estratégias no combate às infestantes – luta química e outros

– Aplicação de produtos fitofarmacêuticos

– – Selecção de equipamento e de EPI

– – Boa Prática Agrícola na aplicação de produtos fitofarmacêuticos

– Colheita, normalização, embalagem e conservação

– Caderno de campo da cultura e acompanhamento de pragas, fauna auxiliar, doenças e infestantes a nível da parcela

– Boas práticas de higiene e segurança no trabalho agrícola

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Cultura de hortícolas comestíveis - Família das Quenopodiáceas (acelga, beterraba de mesa e sacarina, espinafre)
  • 50 horas
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