Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Identificar as estruturas do sistema neurológico e suas funções, bem como sinais e sintomas de alerta de problemas associados.
– Identificar as principais implicações para os cuidados de saúde a prestar pelo/a Técnico/a Auxiliar de Saúde ao utente com alterações do sistema nervoso.
– Identificar estruturas e órgãos dos sentidos, suas funções, bem como sinais e sintomas de alerta de problemas associados.
– Identificar as principais implicações para os cuidados de saúde a prestar pelo/a Técnico/a Auxiliar de Saúde ao utente com alterações ao nível dos órgãos dos sentidos.
– Reconhecer o papel do sistema endócrino na regulação do organismo.
– Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
– Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
– Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
– Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
– Explicar o dever de agir em função das orientações do Profissional de saúde.
– Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
– Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
– Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
– Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
– Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
– Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
– Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.
– O Sistema Nervoso
– – O sistema nervoso central: cérebro; cerebelo e medula espinal
– – O sistema nervoso periférico
– – Funções do sistema nervoso central, do sistema nervoso periférico e do sistema nervoso autónomo
– – Condução do impulso neuronal e neurotransmissores
– – Noções elementares sobre as principais alterações do sistema nervoso e sintomas associados: epilepsia e convulsões; doença de Parkinson; degenerações crónicas senis; meningite e encefalite; acidente vascular cerebral (A.V.C); afasia; disfasia; parésia; plegia; tumores.
– – Sinais e sintomas de alerta
– – Implicações para os cuidados de saúde
– O Sistema Endócrino
– – Noção de hormona e suas funções em órgãos alvo
– – Referência a estruturas anatómicas e suas funções: hipófise; hipotálamo; tiroide e paratiroides; glândulas suprarenais; glândulas endócrinas sexuais; pâncreas endócrino
– – Noções de hipoprodução e hiperprodução de hormonas e suas implicações: a diabetes
– Os órgãos dos Sentidos
– – Órgãos, estruturas e fisiologia da visão
– – Órgãos, estrutura e fisiologia da audição
– – Órgãos, estruturas e fisiologia do olfacto
– – Órgãos, estruturas e fisiologia do paladar
– – Órgãos, estruturas e biofísica do tacto
– – Alterações ao nível dos sentidos
– – As especificidades da prestação de cuidados de saúde ao utente com alterações ao nível dos sentidos
– Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
– – Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão directa
– – Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação