Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Identificar noções básicas associadas à estrutura e funções da pele.
– Identificar noções básicas associadas ao envelhecimento da pele e suas implicações ao nível dos cuidados de saúde.
– Identificar as implicações da integridade e não integridade da pele na saúde e qualidade de vida do indivíduo.
– Identificar os cuidados a ter para prevenir o aparecimento de feridas e manter a integridade da pele.
– Identificar os principais fatores que interferem na cicatrização da pele.
– Identificar os conceitos de feridas agudas, feridas crónicas, úlceras de pressão.
– Identificar os princípios básicos do processo de formação de úlceras de pressão, sua principal localização e fatores desencadeantes.
– Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde, terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
– Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
– Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes.
– Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
– Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
– Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde.
– Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
– Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
– Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
– Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.
– Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
– Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
– Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
– Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
– Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
– Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.
– Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.
– Explicar a importância de demonstrar compreensão, paciência e sensibilidade na aplicação adequada de técnicas de higiene e conforto e mobilização do utente.
– Explicar a importância de agir em função da capacidade de autonomia do utente, e de valorizar pequenos progressos.
– A estrutura da pele
– – Derme
– – Epiderme
– – Anexos da pele
– As funções da pele
– O envelhecimento da pele
– – Alterações na estrutura da pele
– – Alterações na capacidade funcional da pele
– – Implicações para a prestação de cuidados de saúde o A higiene e conforto (gestão de fatores internos externos de conforto/desconforto)
– – – O vestuário: vestir e despir
– – – Mobilizações e transferências
– – – Alimentação e hidratação
– A integridade cutânea e compromisso da integridade cutânea
– – As implicações para a saúde e qualidade de vida do indivíduo
– Cuidados a ter para manutenção da integridade cutânea
– – Cuidados de higiene e conforto
– – Produtos de higiene e hidratação e a sua adequação aos diferentes tipos de pele
– – Alimentação e hidratação: a importância de uma boa alimentação e hidratação
– – A mobilidade e alternância de posicionamentos
– – O vestuário: a utilização do vestuário adequado
– – A manutenção de um ambiente seguro: redução de risco de queda e de acidentes
– – A importância da gestão e controlo de doenças crónicas (diabetes, insuficiência vascular periférica)
– Fatores de risco para o aparecimento de feridas e úlceras
– – Quedas e acidentes
– – Imobilidade e pressão
– – Maus cuidados de higiene e hidratação da pele
– – Desidratação e desnutrição
– Feridas agudas e feridas crónicas: conceitos
– Úlcuras de pressão
– – Conceito e fatores desencadeantes
– – Localização mais frequente
– – O papel do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde na sua prevenção
– A fisiologia da cicatrização
– – Fatores que interferem na cicatrização
– – – Alimentação
– – – Hidratação
– – – Mobilização
– – – Hábitos de vida
– – – A importância da manutenção da integridade dos pensos
– Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
– – Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão directa
– – Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação