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Sem informações adicionais.
– Explicar o conceito de qualidade.
– Explicar os objetivos e princípios básicos da qualidade: eficiência, eficácia na resposta às necessidades do utente e satisfação das pessoas na organização.
– Explicar os princípios que orientam a implementação de uma cultura da qualidade na saúde.
– Reflectir sobre algumas práticas de qualidade já implementadas ou em processo de implementação no setor da saúde.
– Reconhecer a existência de diferentes sistemas de acreditação/ certificação na saúde: objetivos, âmbito de aplicação e impacte na intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde.
– Explicar as responsabilidades que pode assumir na implementação e continuidade da qualidade na sua unidade/ serviço/ organização enquanto profissional de saúde.
– Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
– Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
– Definir um plano de ação de corretiva/melhoria relativamente a uma tarefa/ processo no qual intervenha enquanto profissional de saúde.
– Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
– Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar de terceiros.
– Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
– Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
– Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
– Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
– Introdução à qualidade
– – Enquadramento conceptual
– – Objectivos e princípios básicos da qualidade
– – – Eficiência
– – – Eficácia na resposta às necessidades do utente
– – – Satisfação das pessoas na organização
– – Os custos da não qualidade
– A implementação da Qualidade - Sistemas de Qualidade
– – Manual da Qualidade e documentação de apoio
– A Qualidade na saúde
– – Transição para uma cultura da qualidade na saúde
– – – Motivação para a qualidade
– – – A melhoria contínua
– – – Formação e informação
– A Qualidade na saúde
– – Práticas da qualidade na saúde:
– – – Organização e gestão dos serviços de saúde
– – – Direitos dos cidadãos
– – – Promoção da saúde
– – – Prestação de cuidados de saúde
– – – Educação contínua e desenvolvimento da qualidade
– – – Instalações e equipamentos
– – Participação ativa dos colaboradores. Clarificar o papel dos colaboradores sobre:
– – – Procedimentos
– – – Reclamações/sugestões
– – – Satisfação do utente
– O papel do profissional de saúde na avaliação da qualidade e melhoria contínua
– – Monitorização/ medição dos processos
– – Monitorização/ medição da qualidade do produto/ serviço
– – Melhoria contínua
– – Acções corretivas e preventivas
– – Controlo/ auditoria interna
– Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
– – Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão directa
– – Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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