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6573 - Qualidade na saúde

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 25 Horas
  • meta-icon 291 Students
Informações

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Destinatários

Sem informações adicionais.

Objetivos

– Explicar o conceito de qualidade.

– Explicar os objetivos e princípios básicos da qualidade: eficiência, eficácia na resposta às necessidades do utente e satisfação das pessoas na organização.

– Explicar os princípios que orientam a implementação de uma cultura da qualidade na saúde.

– Reflectir sobre algumas práticas de qualidade já implementadas ou em processo de implementação no setor da saúde.

– Reconhecer a existência de diferentes sistemas de acreditação/ certificação na saúde: objetivos, âmbito de aplicação e impacte na intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde.

– Explicar as responsabilidades que pode assumir na implementação e continuidade da qualidade na sua unidade/ serviço/ organização enquanto profissional de saúde.

– Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.

– Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.

– Definir um plano de ação de corretiva/melhoria relativamente a uma tarefa/ processo no qual intervenha enquanto profissional de saúde.

– Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.

– Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar de terceiros.

– Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.

– Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.

– Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.

– Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.

Conteúdos

– Introdução à qualidade

– – Enquadramento conceptual

– – Objectivos e princípios básicos da qualidade

– – – Eficiência

– – – Eficácia na resposta às necessidades do utente

– – – Satisfação das pessoas na organização

– – Os custos da não qualidade

– A implementação da Qualidade - Sistemas de Qualidade

– – Manual da Qualidade e documentação de apoio

– A Qualidade na saúde

– – Transição para uma cultura da qualidade na saúde

– – – Motivação para a qualidade

– – – A melhoria contínua

– – – Formação e informação

– A Qualidade na saúde

– – Práticas da qualidade na saúde:

– – – Organização e gestão dos serviços de saúde

– – – Direitos dos cidadãos

– – – Promoção da saúde

– – – Prestação de cuidados de saúde

– – – Educação contínua e desenvolvimento da qualidade

– – – Instalações e equipamentos

– – Participação ativa dos colaboradores. Clarificar o papel dos colaboradores sobre:

– – – Procedimentos

– – – Reclamações/sugestões

– – – Satisfação do utente

– O papel do profissional de saúde na avaliação da qualidade e melhoria contínua

– – Monitorização/ medição dos processos

– – Monitorização/ medição da qualidade do produto/ serviço

– – Melhoria contínua

– – Acções corretivas e preventivas

– – Controlo/ auditoria interna

– Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde

– – Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão directa

– – Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Qualidade na saúde
  • 25 horas
  • Sim
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