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Sem informações adicionais.
– Adquirir noções sobre as necessidades humanas básicas: higiene e conforto, alimentação, hidratação, eliminação.
– Adquirir noções básicas sobre os fatores de promoção e inibição de conforto e desconforto.
– Identificar os aspetos referentes à privacidade, intimidade, sexualidade da pessoa nos cuidados de higiene e eliminação.
– Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um enfermeiro.
– Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do enfermeiro e aquelas que podem ser executadas sozinho.
– Aplicar técnicas de apoio à higiene e conforto, na cama, ao utente que necessita de ajuda parcial, segundo orientação do enfermeiro e mobilizando conhecimentos fundamentais sobre métodos, materiais e equipamentos.
– Aplicar técnicas de apoio à higiene e conforto, na casa de banho, ao utente que necessita de ajuda parcial, segundo orientação do enfermeiro e mobilizando conhecimentos fundamentais sobre métodos, materiais e equipamentos.
– Aplicar técnicas de apoio à higiene e conforto na cama ao utente que necessita de ajuda total, auxiliando o Enfermeiro na prestação de cuidados de higiene e conforto.
– Aplicar técnicas de apoio à eliminação, ao utente que necessita de ajuda parcial, segundo orientação do enfermeiro e utilizando e manuseando adequadamente os dispositivos indicados aos diferentes tipos de eliminação.
– Aplicar técnicas de apoio à eliminação, ao utente que necessita ajuda total, auxiliando o enfermeiro na colocação dos dispositivos indicados aos diferentes tipos de eliminação.
– Aplicar técnicas de substituição de roupa em camas e macas ocupadas, mobilizando conhecimentos fundamentais sobre métodos, materiais e equipamentos.
– Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes.
– Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
– Explicar o dever de agir em função das orientações do enfermeiro.
– Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
– Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
– Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
– Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.
– Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
– Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
– Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
– Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
– Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
– Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.
– Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.
– Explicar a importância de demonstrar compreensão, paciência e sensibilidade na aplicação adequada de técnicas de higiene e conforto e mobilização do utente.
– Explicar a importância de agir em função da capacidade de autonomia do utente, e de valorizar pequenos progressos.
– Noções gerais sobre necessidades humanas básicas
– – Necessidades humanas básicas ao longo do ciclo de vida do Indivíduo o no contínuo saúde/doença
– – O contributo do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde, na equipa multidisciplinar, para a satisfação das necessidades humanas básicas do utente: higiene e conforto; alimentação; hidratação; eliminação
– Cuidados de higiene e conforto a utentes que necessitam de ajuda parcial ou total
– – A importância da higiene e do conforto para a saúde do utente
– – Questões relativas à privacidade, intimidade e sexualidade do utente
– – – Aspectos a ter em conta na interacção
– – Os principais fatores ambientais propiciadores de conforto/desconforto para o utente
– – Os principais fatores pessoais do utente propiciadores de conforto/desconforto
– – A técnica do banho
– – – Banho na cama
– – – Banho no chuveiro/banheira
– – – Banho na cadeira de banho assistido
– – – Banho na maca banheira
– – Técnicas de substituição de Roupas de cama e macas ocupadas
– – Técnicas de vestir e despir o utente
– – Materiais e equipamentos de higiene e conforto
– – Produtos de higiene e conforto: características e sua aplicação
– – Outros cuidados básicos de higiene e apresentação
– – – Cabelo
– – – Unhas
– – – Barba
– – – Higiene oral
– – A colaboração em cuidados de higiene a utentes com sistemas de soros, drenagens, tubagens e/ou outros dispositivos
– A Eliminação
– – Cuidados a ter no antes e após a eliminação
– – – Condições ambientais e de privacidade
– – – A limpeza e higiene parcial dos genitais
– – Materiais e técnicas de apoio à eliminação
– – – Colocação e remoção do urinol
– – – – Com a colaboração do utente
– – – – Auxiliando o enfermeiro
– – – Colocação e remoção da arrastadeira
– – – – Com a colaboração do utente
– – – – Auxiliando o enfermeiro
– – – Colocação e substituição de fraldas
– – – – Com a colaboração do utente
– – – – Auxiliando o enfermeiro
– – – Transferência e posicionamento na cadeira sanitária
– – – – Com a colaboração do utente
– – – Esvaziamento dos sacos coletores de urina com válvula
– – – – Cuidados de manuseamento
– – – Outros dispositivos de apoio à eliminação - noções básicas: algalias, sondas vesicais, sondas rectais, sacos de urostomia, sacos de nefrostomia, sacos de colostomia
– Produtos de eliminação vesical e intestinal
– – Urina: características, alterações e sinais de alerta
– – Fezes: características, alterações e sinais de alerta
– Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
– – Tarefas que, sob orientação de um enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão directa
– – Tarefas que, sob orientação e supervisão de um enfermeiro, pode executar sozinho/a
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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