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Sem informações adicionais.
– Identificar as noções básicas associadas aos conceitos de alimentação, nutrição, dietética e hidratação, e respetivas diferenças.
– Identificar as noções básicas da composição dietética dos alimentos e seu valor nutricional.
– Identificar as noções básicas associadas às necessidades alimentares nas diferentes fases da vida.
– Identificar as noções básicas associadas aos diferentes tipos de terapêuticas nutricionais.
– Identificar as vias de alimentação: oral, entérica e parentérica.
– Reconhecer os principais riscos associados à alimentação oral e identifica os sinais de alerta.
– Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
– Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
– Preparar os alimentos, do utente que necessita de uma alimentação oral, mobilizando conhecimentos fundamentais em qualidade e higiene e segurança alimentar.
– Preparar, acondicionar e conservar alimentos frescos e confecionados, para pequenas refeições e suplementos alimentares, prescritas em plano alimentar/dietético, mobilizando conhecimentos fundamentais de normas de qualidade e higiene alimentar.
– Preparar um tabuleiro de alimentação, segundo plano alimentar/ dietético, prescrito, mobilizando conhecimentos fundamentais de normas de qualidade e higiene alimentar.
– Aplicar técnicas de apoio na alimentação e hidratação oral, ao utente que necessita de cuidados de saúde, mobilizando conhecimentos fundamentais na mobilização e posicionamento do cliente que previnam situações de risco.
– Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes.
– Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
– Explicar o dever de agir em função das orientações do Profissional de saúde.
– Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
– Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
– Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
– Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.
– Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
– Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
– Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
– Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
– Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas
– Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.
– Os conceitos de alimentação, nutrição e dietética
– A classificação dos alimentos
– – A composição dietética dos alimentos e seu valor nutricional
– As necessidades nutricionais nas diferentes fases da vida
– A desnutrição
– As terapêuticas nutricionais
– – Conceito de dietoterapia
– – Plano alimentar
– – Dietas terapêuticas
– – – Dieta progressiva hospitalar
– – – Dieta diabética
– – – Dieta para utentes com colesterol
– – – Dietas para utentes com hiperuricemia e gota
– – – Dieta hipo-proteica
– – – Dieta gastroentérica
– – – Dieta hipocalórica
– A qualidade e a higiene alimentar
– – Noções de microbiologia dos alimentos: desenvolvimento de bactérias, leveduras e bolores e seus fatores condicionantes
– – Os agentes de contaminação
– – As medidas de prevenção e controlo das intoxicações alimentares
– A confeção de pequenas refeições
– – Tipologia de refeições ligeiras e suplementos alimentares
– – Parametros de aceitação rejeição de matérias-primas alimentares
– – Técnicas de preparação e acondicionamento de refeições ligeiras e de suplementos alimentares
– – A preparação dos tabuleiros
– – A manipulação de alimentos frescos e confeccionados
– – A conservação de alimentos frescos e confeccionados
– A hidratação
– – Conceito
– – A importância da hidratação
– – As restrições hídricas
– A prestação de cuidados na alimentação e hidratação oral do cliente
– – Cuidados de higiene parcial antes a após a refeição
– – O posicionamento para alimentação/hidratação: à mesa; no cadeirão; na cama
– – A apresentação do prato e a preparação dos alimentos (cortar e descascar)
– – Técnica de alimentação e hidratação oral
– – – O risco e as situações de engasgamento
– Conceito de outras vias de alimentação
– – Entérica
– – Parentérica
– Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
– – Tarefas que, sob orientação de um Enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão directa
– – Tarefas que, sob orientação e supervisão de um Enfermeiro, pode executar sozinho/a
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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