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6575 - Cuidados na alimentação e hidratação

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    (125)
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Objetivos

– Identificar as noções básicas associadas aos conceitos de alimentação, nutrição, dietética e hidratação, e respetivas diferenças.

– Identificar as noções básicas da composição dietética dos alimentos e seu valor nutricional.

– Identificar as noções básicas associadas às necessidades alimentares nas diferentes fases da vida.

– Identificar as noções básicas associadas aos diferentes tipos de terapêuticas nutricionais.

– Identificar as vias de alimentação: oral, entérica e parentérica.

– Reconhecer os principais riscos associados à alimentação oral e identifica os sinais de alerta.

– Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.

– Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.

– Preparar os alimentos, do utente que necessita de uma alimentação oral, mobilizando conhecimentos fundamentais em qualidade e higiene e segurança alimentar.

– Preparar, acondicionar e conservar alimentos frescos e confecionados, para pequenas refeições e suplementos alimentares, prescritas em plano alimentar/dietético, mobilizando conhecimentos fundamentais de normas de qualidade e higiene alimentar.

– Preparar um tabuleiro de alimentação, segundo plano alimentar/ dietético, prescrito, mobilizando conhecimentos fundamentais de normas de qualidade e higiene alimentar.

– Aplicar técnicas de apoio na alimentação e hidratação oral, ao utente que necessita de cuidados de saúde, mobilizando conhecimentos fundamentais na mobilização e posicionamento do cliente que previnam situações de risco.

– Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes.

– Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.

– Explicar o dever de agir em função das orientações do Profissional de saúde.

– Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.

– Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.

– Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.

– Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.

– Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.

– Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.

– Explicar a importância de prever e antecipar riscos.

– Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.

– Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas

– Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.

Conteúdos

– Os conceitos de alimentação, nutrição e dietética

– A classificação dos alimentos

– – A composição dietética dos alimentos e seu valor nutricional

– As necessidades nutricionais nas diferentes fases da vida

– A desnutrição

– As terapêuticas nutricionais

– – Conceito de dietoterapia

– – Plano alimentar

– – Dietas terapêuticas

– – – Dieta progressiva hospitalar

– – – Dieta diabética

– – – Dieta para utentes com colesterol

– – – Dietas para utentes com hiperuricemia e gota

– – – Dieta hipo-proteica

– – – Dieta gastroentérica

– – – Dieta hipocalórica

– A qualidade e a higiene alimentar

– – Noções de microbiologia dos alimentos: desenvolvimento de bactérias, leveduras e bolores e seus fatores condicionantes

– – Os agentes de contaminação

– – As medidas de prevenção e controlo das intoxicações alimentares

– A confeção de pequenas refeições

– – Tipologia de refeições ligeiras e suplementos alimentares

– – Parametros de aceitação rejeição de matérias-primas alimentares

– – Técnicas de preparação e acondicionamento de refeições ligeiras e de suplementos alimentares

– – A preparação dos tabuleiros

– – A manipulação de alimentos frescos e confeccionados

– – A conservação de alimentos frescos e confeccionados

– A hidratação

– – Conceito

– – A importância da hidratação

– – As restrições hídricas

– A prestação de cuidados na alimentação e hidratação oral do cliente

– – Cuidados de higiene parcial antes a após a refeição

– – O posicionamento para alimentação/hidratação: à mesa; no cadeirão; na cama

– – A apresentação do prato e a preparação dos alimentos (cortar e descascar)

– – Técnica de alimentação e hidratação oral

– – – O risco e as situações de engasgamento

– Conceito de outras vias de alimentação

– – Entérica

– – Parentérica

– Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde

– – Tarefas que, sob orientação de um Enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão directa

– – Tarefas que, sob orientação e supervisão de um Enfermeiro, pode executar sozinho/a

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Cuidados na alimentação e hidratação
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