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Sem informações adicionais.
– Reconhece as diferenças comportamentais verificadas a nível individual, grupal, organizacional e social.
– Identifica a multiplicidade de fatores que lhes estão subjacentes às diferenças comportamentais.
– Identifica os indivíduos com diferenças e/ou desvantagens como um coletivo heterogéneo.
– Identifica e caracteriza as diversas instituições que, na comunidade, têm como valências o apoio nas áreas do social, da segurança, da justiça, da educação e da saúde.
– Identifica políticas, instrumentos e programas que visem a integração socioeconómica e profissional das populações com dificuldades especiais.
– Diferença – delimitação e problematização
– – Ser diferente
– – – Conceito
– – Diferenças no nosso quotidiano
– – – Comportamentos
– – – Ideias
– – – Valores
– – – Orientação sexual
– – – Interesses
– – – Aspirações
– – – Ideologias
– – – Sentido estético e artístico
– – – Aspecto físico
– – Inevitabilidade das diferenças
– – Diferença como desvantagem
– – – Diferença que isola
– – – Diferença que impede o bem-estar e a participação social e comunitária
– – Direito à diferença
– – Actuar sobre as diferenças
– Diferenças existentes na educação/formação
– – Género
– – – Formações socialmente desvalorizadas
– – – Escolarização do estereótipo
– – Trajectória social e escolar anterior
– – – Igualdade no acesso versus igualdade no sucesso
– – – Fenómenos de exclusão e de integração diferenciadora
– – Dificuldades na aprendizagem
– – Crianças e jovens com necessidades educativas especiais
– Diferenças no acesso ao trabalho - públicos com necessidades especiais
– – Caracterização de populações com dificuldades especiais
– – – Jovens
– – – – Pouco qualificados ou sem qualificação
– – – – Sobrequalificados
– – – Desempregados de longa duração
– – – – Heterogeneidade de situações
– – – – Particularidades da situação portuguesa
– – – – Efeito da idade no desempregado de longa duração
– – – Pessoas com baixas qualificações
– – – – Analfabetos funcionais
– – – – Pessoas com qualificações antigas
– – – Mulheres
– – – – Tipologia do desemprego feminino
– – – – Discriminação remuneratória e no acesso a posições de chefia
– – – Toxicodependentes e ex-toxicodependentes
– – – – Toxicodependência e atividade profissional
– – – – Reinserção profissional e superação da dependência da droga
– – – Detidos e reclusos
– – – – Dificuldades de reinserção
– – – – – Baixos níveis de escolaridade
– – – – – Pouca qualificação profissional
– – – Grupos étnicos e culturais minoritários
– – – – Situação social precária
– – – – Baixos níveis de escolarização e qualificação
– – – Pessoas com deficiência
– – – – Acessibilidade aos locais de trabalho
– – – – Produtividade da pessoa com deficiência
– – – – Adaptação ao contexto de trabalho
– – Estratégias e estruturas de apoio
– – – Políticas e práticas
– – – – Dispositivos e quadros legais
– – – – Suportes institucionais
– – – – – Filosofia
– – – – – Valências
– – – – – Composição técnica
– – – – Espaço comunitário
– – – – – Convergência de esforços na resposta às situações de desvantagem perante o emprego
– – – – Boas práticas
– – – – – Análise de boas práticas nos vários domínios
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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