Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Identifica as etapas do desenvolvimento vocacional e as principais tarefas associadas.
– Reconhece os conceitos de estádio, tarefa e maturidade vocacional.
– Reconhece a exploração vocacional como um processo essencial ao desenvolvimento e gestão da carreira.
– Mobiliza recursos pessoais, grupais, familiares e institucionais na planificação dos processos de transição.
– Reconhece que as competências desenvolvidas em processo de formação são um ponto de partida essencial na estruturação das relações com o mercado de trabalho.
– Desenvolvimento vocacional na adolescência
– – Teoria do espaço e do curso de vida
– – – Desenvolvimento vocacional como um processo que ocorre ao longo da vida
– – – Estádios de desenvolvimento vocacional
– – – – Crescimento
– – – – Exploração
– – – – Estabelecimento
– – – Manutenção e descompromisso
– – – Contextos em que ocorre o desenvolvimento vocacional
– – – – Papéis associados
– – – Interacção dinâmica dos contextos
– – – Tarefas de desenvolvimento vocacional
– – – Exploração vocacional
– – – Maturidade vocacional
– – Factores que influenciam as escolhas vocacionais
– – – Individuais
– – – – Características dos alunos
– – – – – Interesses
– – – – – Valores
– – – – – Aptidões
– – – – – Rendimento escolar
– – – Institucionais
– – – – Escola
– – – – Formação profissional
– – – – Estruturas de apoio
– Mundo do trabalho
– – Novas exigências, novas competências
– – – Globalização
– – – – Impacto na organização do trabalho
– – – Diversidade de estratégias de recrutamento
– – – Mercado global e mercado local de trabalho
– – – Emergência de um conjunto de novas competências profissionais
– – – Competências de empregabilidade
– – – – Capacidade de promover as competências individuais
– – – Desempenho profissional
– – – – Integração das dimensões pessoal, social e profissional do indivíduo
– Transição escola - mundo de trabalho
– – Processo de transição
– – – Conceito
– – – Tipos de transição
– – – Preparar a transição
– – – – Barreiras
– – – – Factores facilitadores e de suporte
– – – Papel da família, dos amigos, dos professores e dos psicólogos
– – – Especificidades da transição escola–mundo do trabalho
– – – – Papel da formação
– – – Procedimentos facilitadores da transição
– – – – Conhecimento do meio empresarial
– – – – Exploração das ofertas de emprego
– – – – Contacto com profissionais
– – – – Estágio
– – – – Preparação para a entrevista
– – – – Elaboração do Curriculum Vitae e da Carta de Apresentação
– Projeto de vida e de carreira
– – Processo de planeamento
– – – Alternativas
– – – Consequências no curto, médio e longo prazo
– – Formação adquirida
– – – Núcleo organizador do projeto de vida
– – Projeto de vida
– – – Integração dinâmica e assente na responsabilidade pessoal
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação