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Sem informações adicionais.
– Identificar o papel e reconhecer a importância do serviço de andares na operação hoteleira.
– Reconhecer a importância das relações internas e externas na qualidade de serviço ao cliente.
– Definir as responsabilidades e funções dos diversos atores no serviço de andares.
– Definir as normas de comunicação do serviço de andares com outros serviços.
– Realizar a planificação do serviço de andares e respetivo pessoal afeto, de forma a garantir a máxima rentabilização do serviço.
– Definir o mobiliário apropriado para cada área específica da unidade hoteleira.
– Identificar e calcular as quantidades dos diferentes tipos de roupa e de produtos de limpeza de acordo com as necessidades do serviço de andares.
– Controlar as existências em stock e determinar as respetivas necessidades de aprovisionamento.
– Definir as diferentes comodidades disponibilizadas pelo serviço, tendo em conta a categoria e tipo de unidade hoteleira.
– Definir as amenities oferecidas pelo serviço, tendo em conta a estratégia de marketing.
– Definir as normas de comunicação de avarias.
– Controlar a qualidade de serviço através de procedimentos de controlo e vistoria.
– Analisar os resultados financeiros do departamento, tendo em conta os ganhos e perdas e aplicar os processos de melhoria.
– Analisar as vantagens e desvantagens da afetação do serviço de limpeza ao seu departamento de alojamento, a uma empresa concessionada ou a uma empresa de outsourcing, com vista a uma tomada de decisão de gestão adequada à unidade hoteleira.
– Papel do serviço de andares na estrutura organizacional de uma unidade hoteleira
– Funções e responsabilidades dos diferentes atores do serviço de andares:
– – Governante/a Geral
– – Supervisor/a de Andar
– – Empregado/a de Andares
– – Empregado/a de Limpeza das Áreas Públicas
– Distribuição e organização do serviço
– Normas de comunicação interdepartamental
– Documentação de registo e controlo do serviço de andares
– – Tipos de documentos
– – Normas de preenchimento
– Manual de procedimentos do serviço de andares
– – Organização
– – Procedimentos
– – Check-lists (procedimentos, controlo, vistoria, conservação e manutenção…)
– Tarefas
– – Limpeza de quartos e casas de banho
– – Elaboração de camas
– – Limpeza de áreas públicas
– – Controlo dos ofícios
– – Controlo dos equipamentos
– Verificação e sistemas de vistorias
– – Tipos de vistorias
– – Aspectos fundamentais de controlo
– – Check-list de verificação
– Conservação e manutenção em serviço de andares
– – Reparações
– – Manutenção preventiva
– – Check-list de conservação e manutenção
– Qualidade de serviço ao cliente
– – Limpeza
– – Conforto
– – Comodidades
– – Amenities
– – Decoração
– – Temperatura
– – Luz
– – Som
– Orçamentos de outsourcing
– Orçamentos de concessionários
– Instrumentos de avaliação de gestão
– – Resultados do departamento
– – Ganhos e perdas
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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