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7083 - Gestão e organização do serviço de andares

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 50 Horas
  • meta-icon 291 Students
Informações

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Destinatários

Sem informações adicionais.

Objetivos

– Identificar o papel e reconhecer a importância do serviço de andares na operação hoteleira.

– Reconhecer a importância das relações internas e externas na qualidade de serviço ao cliente.

– Definir as responsabilidades e funções dos diversos atores no serviço de andares.

– Definir as normas de comunicação do serviço de andares com outros serviços.

– Realizar a planificação do serviço de andares e respetivo pessoal afeto, de forma a garantir a máxima rentabilização do serviço.

– Definir o mobiliário apropriado para cada área específica da unidade hoteleira.

– Identificar e calcular as quantidades dos diferentes tipos de roupa e de produtos de limpeza de acordo com as necessidades do serviço de andares.

– Controlar as existências em stock e determinar as respetivas necessidades de aprovisionamento.

– Definir as diferentes comodidades disponibilizadas pelo serviço, tendo em conta a categoria e tipo de unidade hoteleira.

– Definir as amenities oferecidas pelo serviço, tendo em conta a estratégia de marketing.

– Definir as normas de comunicação de avarias.

– Controlar a qualidade de serviço através de procedimentos de controlo e vistoria.

– Analisar os resultados financeiros do departamento, tendo em conta os ganhos e perdas e aplicar os processos de melhoria.

– Analisar as vantagens e desvantagens da afetação do serviço de limpeza ao seu departamento de alojamento, a uma empresa concessionada ou a uma empresa de outsourcing, com vista a uma tomada de decisão de gestão adequada à unidade hoteleira.

Conteúdos

– Papel do serviço de andares na estrutura organizacional de uma unidade hoteleira

– Funções e responsabilidades dos diferentes atores do serviço de andares:

– – Governante/a Geral

– – Supervisor/a de Andar

– – Empregado/a de Andares

– – Empregado/a de Limpeza das Áreas Públicas

– Distribuição e organização do serviço

– Normas de comunicação interdepartamental

– Documentação de registo e controlo do serviço de andares

– – Tipos de documentos

– – Normas de preenchimento

– Manual de procedimentos do serviço de andares

– – Organização

– – Procedimentos

– – Check-lists (procedimentos, controlo, vistoria, conservação e manutenção…)

– Tarefas

– – Limpeza de quartos e casas de banho

– – Elaboração de camas

– – Limpeza de áreas públicas

– – Controlo dos ofícios

– – Controlo dos equipamentos

– Verificação e sistemas de vistorias

– – Tipos de vistorias

– – Aspectos fundamentais de controlo

– – Check-list de verificação

– Conservação e manutenção em serviço de andares

– – Reparações

– – Manutenção preventiva

– – Check-list de conservação e manutenção

– Qualidade de serviço ao cliente

– – Limpeza

– – Conforto

– – Comodidades

– – Amenities

– – Decoração

– – Temperatura

– – Luz

– – Som

– Orçamentos de outsourcing

– Orçamentos de concessionários

– Instrumentos de avaliação de gestão

– – Resultados do departamento

– – Ganhos e perdas

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Gestão e organização do serviço de andares
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