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Sem informações adicionais.
– Compreender o conceito de "turismo inclusivo", o quadro normativo-legal que o suporta e a relevância estratégica do seu desenvolvimento para o setor do turismo, para os seus empresários e trabalhadores e também para as pessoas com deficiência
– Identificar as "necessidades especiais" deste segmento da procura turística, os requisitos específicos da oferta turística e as atitudes requeridas para um relacionamento pessoal adequado com estes clientes
– Apoiar/assistir pessoalmente clientes com necessidades especiais, em matéria de mobilidade, orientação e comunicação, nas situações comuns/transversais aos diversos setores em que estão organizados os serviços turísticos
– Turismo inclusivo –causas e objectivos
– Enquadramento político e normativo do Turismo Inclusivo
– – Contexto normativo internacional/UE
– – – Legislação europeia
– – – Legislação nacional
– – Conceitos principais
– – – Deficiência
– – – Acessibilidade
– – – Design inclusivo
– – – Produtos de apoio: tipologia e ISO 9999/2007
– O cliente com deficiência motora
– – Deficiência motora, limitações/necessidades especiais na mobilidade e acessibilidade dos serviços turísticos
– – – Deficiência motora
– – – Tipos de deficiência motora
– – – Limitações e necessidades das pessoas com deficiência motora
– – Produtos e meios de apoio
– – – Cadeiras de rodas
– – – Espaço de movimentação
– – – Zona de permanência e de manobra
– – – Auxiliares de marcha
– – Requisitos da oferta turística
– – – Acessibilidade física
– – – Barreiras físicas
– – – Transportes
– – Legislação nacional
– – Necessidades especiais de relacionamento interpessoal e atitudes dos profissionais de atendimento
– – – Necessidades detectadas
– – – Relacionamento pessoal e social
– – Práticas de serviço
– – – Utilização/manipulação de cadeira de rodas
– – – Apoio à deslocação e transferência para outros assentos
– – – Cuidados de relacionamento no serviço
– O cliente com deficiência visual
– – Deficiência visual, limitações/necessidades especiais na mobilidade e orientação e acessibilidade dos serviços turísticos
– – – Deficiência visual
– – – Limitações das pessoas com deficiência visual
– – – Orientação e Mobilidade
– – – Necessidades especiais da pessoa cega ou com baixa visão
– – Produtos e meios de apoio à deficiência visual
– – – Braille, áudio descrição e formato digital
– – – Acessibilidade nas TIC
– – – Requisitos de acessibilidade na WEB
– – – O acompanhante/ guia
– – – O cão-guia
– – – Sinalética
– – Requisitos da oferta turística
– – – Requisitos
– – – Acessibilidade
– – Legislação
– – Necessidades especiais de relacionamento interpessoal e atitudes dos profissionais de atendimento
– – – Necessidades especiais de relacionamento interpessoal
– – – Atitudes de relacionamento e aspetos comunicacionais
– – Práticas de serviço
– – – Cuidados de relacionamento
– O cliente com deficiência auditiva
– – Deficiência auditiva, limitações/necessidades especiais na comunicação e compreensão da informação e acessibilidade dos serviços turísticos
– – – Deficiência auditiva
– – – Graus e tipos de deficiência auditiva
– – – População surda
– – – Causas e consequências da deficiência auditiva
– – – Limitações da pessoa com deficiência auditiva
– – – Limitações comunicacionais
– – – Necessidades específicas da pessoa surda
– – Produtos e meios de apoio
– – – Produtos de apoio para a deficiência auditiva
– – – Língua gestual portuguesa e cães de assistência
– – Requisitos da oferta turística
– – – Oferta turística
– – – Acessibilidade
– – Legislação
– – Necessidades especiais de relacionamento interpessoal e atitudes dos profissionais de atendimento
– – Necessidades especiais de relacionamento interpessoal
– – Comunicação e atitudes dos profissionais
– – Práticas de serviço
– – – Práticas de serviço de atendimento
– – – Aspetos comunicacionais para grupos de surdos
– O cliente com deficiência intelectual ou com multideficiência
– – Deficiência intelectual e multideficiência, limitações/necessidades especiais e acessibilidade dos serviços turísticos
– – – Deficiência intelectual e multideficiência
– – – Graus e causas de deficiência Intelectual
– – – Características de alguns síndromas associados à deficiência intelectual
– – – Limitações das pessoas com deficiência intelectual
– – – Necessidades especiais das pessoas com deficiência intelectual
– – O direito das pessoas com deficiência intelectual ao lazer e ao turismo
– – – Pessoas com deficiência intelectual e o turismo
– – – Requisitos da oferta turística e acessibilidades
– – Serviço, comunicação e relacionamento interpessoal
– – – Práticas de serviço e relacionamento
– – – Práticas de serviço no atendimento
– O cliente sénior com limitações motoras, sensoriais e/ou intelectuais
– – O cliente sénior, as suas limitações/necessidades especiais e a acessibilidade dos serviços turísticos
– – Processo de envelhecimento
– – População idosa
– – Características do turismo sénior
– – Turista sénior com limitações cognitivas, motoras, visuais e/ou auditivas
– – Necessidades do cliente sénior com limitações
– – Requisitos da oferta e acessibilidades
– – Produtos de apoio e acessibilidades
– – Acessibilidades e legislação
– – – Serviço, comunicação e relacionamento interpessoal
– – Aspetos comunicacionais
– – Práticas de serviço
– – Relacionamento interpessoal e atitudes dos profissionais de atendimento
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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