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Sem informações adicionais.
– Definir a logística e os conceitos básicos.
– Enumerar os diferentes tipos de processos logísticos, o seu planeamento e as novas tecnologias associadas.
– Referir as boas práticas existentes na logística.
– Descrever as funções do técnico de logística.
– Conceitos básicos de logística
– – Planeamento, implementação e controlo do fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação
– – Âmbito de atuação desde o local de produção até ao local de consumo
– – Níveis de serviço
– – Inovação e componente tecnológica da atividade logística
– – Standards de produção e de embalagem
– – Técnicas e métodos de gestão de armazém
– – Relações da empresa com o mercado
– Tipos de processos logísticos e seu planeamento
– – Receção
– – Aprovisionamento
– – Reaprovisionamento
– – Preparação de encomendas: PBS – Picking by Store ou Preparação com Stock; PBL – Picking by Line ou preparação sem stock, Preparação por lote, entre outros.
– – Carga e expedição
– – Logística Inversa
– – Outros
– Principais tecnologias de apoio à unidade
– – EDI - Electronic Data Interchange
– – CRP - Continuous Replenishment Program
– – VMI - Vendor Management Inventory
– – ECR - Efficient Consumer Response
– – CPFR - Collaborative Planning Forecasting and Replenishment
– Boas práticas na logística
– – Planeamento
– – Parcerias
– – Sistemas de aprovisionamento
– – Gestão ambiental
– – Distribuição centralizada
– – Entre outros
– Funções do técnico de logística
– – Serviço ao cliente (customer service)
– – – Objetivos
– – – Elementos do customer service
– – Planeamento de fluxos e previsão da procura e tendências de evolução do mercado
– – – O sistema de informação logístico
– – – A previsão e a análise de tendências
– – Gestão de inventário
– – – Gestão de encomendas e de stocks
– – – – de matérias e controlo das atividades de receção, manuseamento e expedição de matérias
– – – Análise da quebra
– – Interface de comunicação entre os vários intervenientes da cadeia de abastecimento
– – – Estreita colaboração entre as diferentes funções da empresa
– – – Interface com o exterior - fornecedores e clientes
– – – Elemento coordenador de esforços tendentes à maximização da eficiência do sistema
– – Gestão de equipas
– – – Planeamento das necessidades de mão-de-obra
– – – Recrutamento, acompanhamento, formação, coordenação e controlo e avaliação do desempenho
– – – Formação, motivação de desenvolvimento profissional dos membros da equipa
– – Gestão da operação
– – – Elaboração do plano de produção das áreas (mensal) no sentido de garantir o cumprimento do planeamento e níveis de serviço
– – – Supervisão dos fluxos de operação da unidade
– – – Coordenação e controlo da execução de procedimentos de melhoria contínua
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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