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Sem informações adicionais.
– Descrever o ciclo de vida, de acordo com os factos marcantes de cada fase/etapa.
– Reconhecer a evolução do envelhecimento demográfico a nível mundial e em Portugal, bem como os aspetos inerentes ao mesmo.
– Identificar os estereótipos, mitos e representações sociais, associados à população idosa.
– Enumerar as barreiras e facilitadores atitudinais, na relação com os idosos, bem como os seus ajustamentos psicossociais.
– Ciclo de vida (da criança ao idoso)
– – Processo de maturação – fenómeno natural de todas as fases do ciclo de vida do ser humano
– – Maturação do sistema de valores – Pirâmide de Maslow
– – Período temporal e os aspetos que demarcam as diferentes fases do ciclo de vida
– Tendências e análise da demografia mundial
– – Dados sobre o envelhecimento demográfico mundial atual e estimativas até ao ano de 2025
– – Fatores que determinam o envelhecimento demográfico mundial
– – Repercussões sociais do envelhecimento demográfico
– Demografia Portuguesa: tendências na transição do século XX para o século XXI
– – Dados sobre o envelhecimento demográfico da população Portuguesa
– – Pirâmides etárias (comparação de diferentes anos)
– – Esperança média de vida e os fatores que contribuem para o seu aumento
– – Fatores que contribuem para o índice de envelhecimento
– Estereótipos, mitos e representações sociais da população idosa
– – Conceito de estereótipo (estereótipo positivo e negativo)
– – Mitos mais comuns sobre a população idosa
– – Atitudes negativas mais comuns para com a pessoa idosa (gerontofobia, idadismo e infantilização, p.e.)
– Barreiras e facilitadores atitudinais
– Ajustamentos psicossociais nos idosos
– – Ajustamento pessoal e social
– – Fatores que influenciam os ajustamentos psicossociais
– – Funcionamento psicológico – fatores para um bom funcionamento
– – Tarefas evolutivas
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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