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8920 - Perturbações do desenvolvimento no idoso - DID, deficiência motora e multideficiência

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Objetivos

– Identificar e enumerar características do idoso com DID , Deficiência Motora e Multideficiência.

– Adequar e descrever os métodos e técnicas de acompanhamento do idoso, em função da sua perturbação do desenvolvimento.

– Reconhecer a importância das informações fornecidas por instrumentos de avaliação, a fim de prestar um apoio e acompanhamento adequados.

Conteúdos

– O idoso com perturbações do desenvolvimento

– – Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)

– – – Natureza mutlifatorial da etiologia

– – – – Processos biológicos

– – – – Interação social e familiar (social)

– – – – Fatores comportamental

– – – – Fatores educacionais e culturais

– – – Características gerais da DID, ao nível:

– – – – Cognitivo

– – – – Linguagem

– – – – Psicomotor

– – – – Social.

– – – Papel do Técnico de Geriatria no acompanhamento e monitorização do idoso, nas AVD’s

– – Deficiência motora

– – – Tipos de patologias que conduzem à deficiência motora

– – – Características e limitações subsequentes

– – – O papel do técnico de geriatria no acompanhamento e monitorização do idoso, nas AVD’s

– – Multideficiência

– – – Definição e exemplos

– Prevenção da negligência, abusos e maus tratos do idoso com PD

– Registo e transmissão de ocorrências

– Redes de apoio – Modelo ecológico de Bronfenbrenner

– Métodos e técnicas de acompanhamento com idosos com DID, Deficiência Motora e Multideficiência

– Comportamento adaptativo: análise dos parâmetros da escala de avaliação do comportamento adaptativo (ECA) para a prestação de um acompanhamento adequado

– Classificação internacional de funcionalidade (CIF), incapacidade e saúde

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Perturbações do desenvolvimento no idoso - DID, deficiência motora e multideficiência
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