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Sem informações adicionais.
– Identificar os requisitos e as condições para o acesso e exercício da atividade de ama.
– Identificar os serviços e respostas sociais e educativas disponíveis para a 1ª infância.
– Utilizar os mecanismos de apoio e referenciação previstos na lei de proteção de crianças e jovens em perigo.
– Reconhecer os princípios éticos e deontológicos no trabalho com crianças.
– Legislação em vigor para o exercício da atividade de ama
– – Conceito e objetivos da atividade
– – Requisitos e condições para concessão, substituição e cancelamento da autorização para o exercício da atividade
– – Regulamentos em vigor relativos às condições de higiene e de segurança habitacionais
– – Requisitos relativos à organização do espaço físico e do equipamento e material necessários ao exercício da atividade
– – Direitos e deveres das amas
– – Processo individual da criança e processo da atividade de ama
– Creche familiar
– – Caracterização das condições, competências e acompanhamento das instituições de enquadramento
– – Direitos e deveres da ama perante a instituição de enquadramento e a família/criança
– Formas de contratualização da prestação de serviços
– – Contratualização direta com a família
– – Exercício da atividade de ama no âmbito de uma instituição de enquadramento
– Serviços e respostas sociais e educativas para a 1ª infância
– – Sistema nacional de intervenção precoce
– – Outras respostas sociais e educativas
– – – Creche
– – – Educação pré-escolar
– Sistema de proteção de crianças e jovens em perigo
– – Princípios da intervenção
– – Funcionamento das comissões de proteção de crianças e jovens e sua competência territorial
– – Mecanismos de apoio e de referenciação de maus tratos
– – – Identificação dos mecanismos de apoio e de referenciação: linhas telefónicas de ajuda e informação; forças de segurança; centros de saúde; núcleos de apoio à criança maltratada e família; comissões de proteção de crianças e jovens
– – – Como e quando referenciar situações de maus tratos
– Princípios éticos e deontológicos no exercício da atividade de ama
– – Respeito pelo superior interesse da criança
– – Confidencialidade
– – Integridade
– – Responsabilidade
– – Respeito pelas diferenças religiosas, culturais e socioeconómicas da criança e sua família
– – Respeito pela vida privada da criança e sua família
– – Dever de transparência e informação à família
– – Dever de colaboração com a família na procura de soluções
– – Dever de zelo
– Particularidades da aplicação dos princípios éticos e deontológicos na atividade realizada no domicílio
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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