Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Interpretar as solicitações de clientes.
– Utilizar os sistemas de informação e workflow processual por forma a resolver a solicitação do cliente.
– Responder às solicitações dos clientes, utilizando o canal escrito.
– Análise do destinatário, o objetivo e a finalidade do texto
– – Identificação da situação, o (s) destinatário (s) e o contexto
– Organização do pensamento
– – Classificação e hierarquização das suas ideias
– – Distinção do essencial e o acessório
– – Colocar em evidência as ideias-chave.
– – Conceção um plano claro e coerente
– Identificação das especificidades dos vários textos
– – Textos curtos: o email, a carta, a nota
– – Textos longos: relatórios, artigos, estudos
– Estruturação do texto
– – Estrutura e objetividade do texto
– – Estruturas de argumentação
– – Articulação das ideias: os encadeamentos lógicos – Introdução, desenvolvimento e conclusão
– – Elaborar a síntese.
– Regras de comunicação
– – Respeito pelas regras da legibilidade: o parágrafo, a frase, as palavras, a pontuação
– – Humanização das suas mensagens conjugando informação, persuasão e profissionalismo
– – Utilização de uma formulação assertiva e positiva
– – Combinação de informalidade e respeito
– Estilo e qualidade de texto
– Análise morfológica
– Análise sintática
– Pontuação
– Acentuação
– Ortografia
– Aplicação prática dos conhecimentos
– O pedido do cliente e identificação da lista de ideias a integrar na resposta ao cliente
– Ciclo da leitura ativa
– – Leitura e listagem das ideias principais do texto
– – Destaque da mensagem principal do cliente
– – Identificação dos factos e opiniões de comunicações dos clientes
– – Analise do pedido do cliente com base na mensagem principal, factos e opiniões
– Organização das ideias a integração na resposta ao cliente
– Identificação para quem se destina
– Estrutura de um texto - Técnica DAR
– – Descrição
– – Análise
– – Resolução
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação