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9206 - Comunicação escrita – serviço ao cliente

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 50 Horas
  • meta-icon 291 Students
Informações

Saiba mais aqui.

Destinatários

Sem informações adicionais.

Objetivos

– Interpretar as solicitações de clientes.

– Utilizar os sistemas de informação e workflow processual por forma a resolver a solicitação do cliente.

– Responder às solicitações dos clientes, utilizando o canal escrito.

Conteúdos

– Análise do destinatário, o objetivo e a finalidade do texto

– – Identificação da situação, o (s) destinatário (s) e o contexto

– Organização do pensamento

– – Classificação e hierarquização das suas ideias

– – Distinção do essencial e o acessório

– – Colocar em evidência as ideias-chave.

– – Conceção um plano claro e coerente

– Identificação das especificidades dos vários textos

– – Textos curtos: o email, a carta, a nota

– – Textos longos: relatórios, artigos, estudos

– Estruturação do texto

– – Estrutura e objetividade do texto

– – Estruturas de argumentação

– – Articulação das ideias: os encadeamentos lógicos – Introdução, desenvolvimento e conclusão

– – Elaborar a síntese.

– Regras de comunicação

– – Respeito pelas regras da legibilidade: o parágrafo, a frase, as palavras, a pontuação

– – Humanização das suas mensagens conjugando informação, persuasão e profissionalismo

– – Utilização de uma formulação assertiva e positiva

– – Combinação de informalidade e respeito

– Estilo e qualidade de texto

– Análise morfológica

– Análise sintática

– Pontuação

– Acentuação

– Ortografia

– Aplicação prática dos conhecimentos

– O pedido do cliente e identificação da lista de ideias a integrar na resposta ao cliente

– Ciclo da leitura ativa

– – Leitura e listagem das ideias principais do texto

– – Destaque da mensagem principal do cliente

– – Identificação dos factos e opiniões de comunicações dos clientes

– – Analise do pedido do cliente com base na mensagem principal, factos e opiniões

– Organização das ideias a integração na resposta ao cliente

– Identificação para quem se destina

– Estrutura de um texto - Técnica DAR

– – Descrição

– – Análise

– – Resolução

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Comunicação escrita – serviço ao cliente
  • 50 horas
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