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Sem informações adicionais.
– Identificar as tipologias de expressão artística e cultural.
– Reconhecer a diversidade de expressões artísticas e culturais, como formas contemporâneas e tradicionais da criatividade humana.
– Reconhecer a Arte como parte integrante do quotidiano.
– Identificar e caracterizar o percurso das artes plásticas, performativas e decorativas em Portugal.
– Reconhecer as expressões artísticas e culturais como fatores de atração do turismo cultural.
– Identificar o objeto artístico como produto e agente do processo histórico-cultural em que se enquadra.
– Identificar as técnicas de produção, de conservação e de restauro.
– Reconhecer a importância do surgimento de novos contextos digitais e das indústrias culturais na criação de novos patrimónios.
– Reconhecer a importância da criação artística e cultural e do turismo cultural para o desenvolvimento da economia.
– Expressões artísticas e culturais
– – Conceito e tipologias
– – Turismo, património, conhecimento e lazer
– Belas Artes ou artes plásticas
– – Objetivos e campos de aplicação das Belas-Artes
– – – Pintura, escultura, arquitetura - cronologia dos períodos de referência
– – – Arquitetura - do castelo à contemporaneidade (manuelino, barroco, a casa portuguesa, o “português suave”, os grandes arquitetos do séc. XXI)
– – – Pintura - a análise (da matriz flamenga à internacionalização, de Nuno Gonçalves a Paula Rego)
– – – Escultura - do gesso à pedra
– – – – Proporção
– – – – Retrato
– – – – Fé
– – – – Símbolo
– – – Relação com as artes decorativas (azulejaria e talha)
– Artes decorativas portuguesas
– – Objetivos e campos de aplicação das artes decorativas
– – Artes decorativas portuguesas
– – – Azulejaria – modus faciendi – da chacota ao vidrado, a arquitetura, a proteção, a religião e o redimensionamento dos espaços
– – – Talha e estuque
– – – Mobiliário - o erudito e o popular – interpretações nacionais e regionais (da mesa de encostar à mobília alentejana, as influências transcontinentais- madeira, embutidos e formas)
– – – Têxteis
– – – – Tapetes, tapeçarias, rendas e bordados
– – – – Tapeçaria de Portalegre
– – – Cerâmica e vidro - os modelos nacionais- importação e exportação
– – – – Companhia das Índias e Vista Alegre
– – – – Barros e cerâmicas regionais
– – – – Indústria vidreira
– – – Ourivesaria e prataria - filigrana e pedras preciosas e coloridas
– – – Marcos históricos das artes decorativas e estilos decorativos - cronologia e exemplos dos períodos de referência
– – – A arte da Expansão – cruzamentos culturais com África, Oriente e Américas
– Etnografia e artes populares
– – Contributo do Artesanato (artes e ofícios) para o turismo cultural
– – Música, cantares e danças tradicionais
– – Reconhecimento na malha geocultural - originalidades
– Artes performativas
– – Música, canto, dança e teatro
– – Música e dança erudita
– – – Criação
– – – Escolas
– – – Interpretação
– – Operacionalização e poder de atração das artes performativas através de concertos, óperas, peças teatrais, festivais de música, festivais das artes
– Chancela da Unesco – património imaterial
– Caracterização de artes da imagem fotográfica e em movimento
– – Fotografia, cinema e vídeo.
– Artes de vanguarda - design e arte urbana
– Literatura e poesia
– – Rota(s) de escritores, casas da escrita, casas - museu
– – Narrativas e vivências de outros lugares - turismo e literatura turística, Portugal visto pelo olhar de estrangeiros (literatura de viagem)
– – Turismo literário
– Gastronomia e vinhos
– – Evolução e importância da gastronomia e vinhos, enquanto expressão cultural e património cultural
– – Receitas conventuais e temperos – intercâmbios intercontinentais (ovos, especiarias, ervas)
– – Pão, azeite e vinho na dieta mediterrânica nacional - interioridade, terreno e mar
– – Bacalhau
– – Vinho do Porto, vinho Madeira
– Contextos digitais, indústrias culturais e novos patrimónios
– – Contribuição da dimensão digital como divulgadora de novas tendências
– – Papel da internet e das redes sociais na criação de uma estética
– Turismo industrial
– – Unidades de produção – da tapeçaria ao vestuário e calçado
– – Valor cultural de espaços e polivalência de identidades - unidades fabris, portuárias, redes de caminho-de-ferro ou barragens
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
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