Saiba mais aqui.
Sem informações adicionais.
– Reconhecer a importância da dança para o desenvolvimento global.
– Identificar os conceitos básicos da dança.
– Identificar diferentes estilos de dança.
– Intervir em diferentes universos coreográficos.
– Colaborar na organização de situações de prática de atividades de dança.
– Importância da dança para o desenvolvimento global
– – Dança enquanto forma de conhecimento
– – Conciencia e dominio do corpo
– – Expressividade e a intencionalidade do movimento
– – Comunicação com o outro e com o grupo
– Dimensões da educação artística
– – Fruição/Contemplação
– – – Desenvolvimento dos processos de observação, descrição, análise, síntese e juízo crítico, de uma forma sistemática, organizada e globalizante, através do contacto com diferentes universos coreográficos
– – Interpretação/Reflexão
– – – Desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e a apropriação de conhecimentos da linguagem elementar da dança e da sua compreensão no contexto
– – Experimentação/Criação
– – – Integração progressiva e intencional de materiais, meios, técnicas e conhecimentos através de explorações e atividades expressivas proporcionadoras de ocasiões conducentes à resolução de problemas
– Conceitos de dança
– – Corpo
– – Espaço
– – Tempo
– – Dinâmica
– – Relações
– – Improvisação
– – Composição
– Estilos de dança
– – Clássica
– – Moderna
– – Contemporânea
– – Social
– – Tradicional
– – “Danças de Rua”
– Atividades de Dança
– Organização e planeamento
– Desempenho/interpretação (entre outras):
– – Imitação, através do movimento, de: situações da vida quotidiana, histórias, canções, lengalengas
– – Imitação (em simultâneo) de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor e/ou colega (s)
– – Repetição/Reprodução de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor, colega (s) ou outros
– Construição/criação (entre outras)
– – Criação / recriação de movimentos a partir de, temáticas e personagens
– – Improvisação de sequências de movimentos a partir de estímulos vários
– – Construção de combinações de movimentos locomotores e não locomotores para expressar a sensibilidade individual face a temas sugeridos pelo professor (imagens, sensações, emoções, histórias, canções, etc.)
– Observação/apreciação: (entre outras)
– – Observação de pequenas danças, em contexto de sala de aula, alternando as funções de intérprete e de observador
– – Observação e apreciação de diversas formas de dança, em diferentes contextos: físico (teatros, auditórios, museus,) televisivo e cinematográfico (séries, filmes, DVD) e digital (Internet, CDROM)
– – Expressão / comentário de pequenas peças de dança, utilizando vocabulário específico apreendido
* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação