logo
Saltar para o conteúdo principal da página
Login Registar

9645 - Educação artística – dança

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 25 Horas
  • meta-icon 291 Students
Informações

Saiba mais aqui.

Destinatários

Sem informações adicionais.

Objetivos

– Reconhecer a importância da dança para o desenvolvimento global.

– Identificar os conceitos básicos da dança.

– Identificar diferentes estilos de dança.

– Intervir em diferentes universos coreográficos.

– Colaborar na organização de situações de prática de atividades de dança.

Conteúdos

– Importância da dança para o desenvolvimento global

– – Dança enquanto forma de conhecimento

– – Conciencia e dominio do corpo

– – Expressividade e a intencionalidade do movimento

– – Comunicação com o outro e com o grupo

– Dimensões da educação artística

– – Fruição/Contemplação

– – – Desenvolvimento dos processos de observação, descrição, análise, síntese e juízo crítico, de uma forma sistemática, organizada e globalizante, através do contacto com diferentes universos coreográficos

– – Interpretação/Reflexão

– – – Desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e a apropriação de conhecimentos da linguagem elementar da dança e da sua compreensão no contexto

– – Experimentação/Criação

– – – Integração progressiva e intencional de materiais, meios, técnicas e conhecimentos através de explorações e atividades expressivas proporcionadoras de ocasiões conducentes à resolução de problemas

– Conceitos de dança

– – Corpo

– – Espaço

– – Tempo

– – Dinâmica

– – Relações

– – Improvisação

– – Composição

– Estilos de dança

– – Clássica

– – Moderna

– – Contemporânea

– – Social

– – Tradicional

– – “Danças de Rua”

– Atividades de Dança

– Organização e planeamento

– Desempenho/interpretação (entre outras):

– – Imitação, através do movimento, de: situações da vida quotidiana, histórias, canções, lengalengas

– – Imitação (em simultâneo) de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor e/ou colega (s)

– – Repetição/Reprodução de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor, colega (s) ou outros

– Construição/criação (entre outras)

– – Criação / recriação de movimentos a partir de, temáticas e personagens

– – Improvisação de sequências de movimentos a partir de estímulos vários

– – Construção de combinações de movimentos locomotores e não locomotores para expressar a sensibilidade individual face a temas sugeridos pelo professor (imagens, sensações, emoções, histórias, canções, etc.)

– Observação/apreciação: (entre outras)

– – Observação de pequenas danças, em contexto de sala de aula, alternando as funções de intérprete e de observador

– – Observação e apreciação de diversas formas de dança, em diferentes contextos: físico (teatros, auditórios, museus,) televisivo e cinematográfico (séries, filmes, DVD) e digital (Internet, CDROM)

– – Expressão / comentário de pequenas peças de dança, utilizando vocabulário específico apreendido

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Educação artística – dança
  • 25 horas
  • Sim
Partilhe agora:

+ 2100

Consultores/Formadores

40

Áreas Certificadas
pela DGERT

+ 58000

Formandos

+ 1730000

Horas de Formação