logo
Saltar para o conteúdo principal da página
Login Registar

9821 - Produtos financeiros básicos

  • 4.7

    (125)
  • meta-icon 50 Horas
  • meta-icon 291 Students
Informações

Saiba mais aqui.

Destinatários

Sem informações adicionais.

Objetivos

– Distinguir entre depósitos à ordem e depósitos a prazo.

– Caraterizar a diferença entre cartões de débito e de crédito.

– Caraterizar os principais tipos de empréstimos comercializados pelas instituições de crédito para clientes particulares.

– Caracterizar os principais tipos de seguros.

– Identificar os direitos e deveres do consumidor financeiro.

– Caracterizar diversos tipos de fraude.

Conteúdos

– Depósitos à ordem vs. depósito a prazo

– – Remuneração e liquidez

– – Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização

– – O fundo de garantia de depósito

– Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos

– Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários

– – Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving

– – Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG

– – Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos

– Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde

– – Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato

– – Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado

– Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões

– – Receção e execução de ordens

– – Registo e depósito de Valores Mobiliários

– – Consultoria para investimento

– Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone

– Direitos e deveres do consumidor financeiro

– – Entidades reguladoras das instituições financeiras

– – Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros

– – Direito a reclamar e formas de o fazer

– – Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos)

– – Dever de prestação de informação verdadeira e completa

– A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor

– Precaução contra a fraude

– – Instituições autorizadas a exercer a atividade

– – Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas,

– – utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento

– – Proteção de dados pessoais e códigos

– – Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude

Informações Relevantes

* Este curso é gratuito, se existir comparticipações.

Produtos financeiros básicos
  • 50 horas
  • Sim
Partilhe agora:

+ 2100

Consultores/Formadores

40

Áreas Certificadas
pela DGERT

+ 58000

Formandos

+ 1730000

Horas de Formação