Os tacógrafos são aparelhos eletrónicos instalados em veículos para registar dados essenciais sobre o seu desempenho e a atividade do condutor.
A formação em tacógrafos exige competências técnicas e o cumprimento rigoroso das regulamentações de transporte e trabalho. Os técnicos devem saber instalar, ajustar e manter esses dispositivos de acordo com as normas legais. Além disso, os condutores recebem instruções sobre como utilizar os tacógrafos para garantir o respeito pelas leis de tempo de trabalho e descanso.
Esta formação é essencial para promover a segurança nas estradas e garantir o cumprimento das leis relacionadas com o transporte de mercadorias e passageiros.
Motoristas profissionais que utilizem veículos equipados com equipamentos de tacógrafo analógicos ou clássico e digitais.
Identificar, com sucesso, o funcionamento dos diferentes tipos de tacógrafos, bem como, o registo de tarefas dos aparelhos e respetivo preenchimento documental aplicável.
Identificar, corretamente, os conceitos fundamentais das diferentes tarefas relacionadas com a condução, repouso e outras atividades do motorista, bem como, os limites impostos à atividade do motorista, nomeadamente os tempos máximos de condução e mínimos de repouso.
Identificar, com sucesso, as práticas corretas previstas pela legislação e respetivo quadro sancionatório previsto para as infrações.
Legislação e Regulamentos aplicáveis
Diferentes tipos de equipamentos de tacógrafo
Preenchimento da folha de registo
Regras sobre tempo de condução e repouso
Procedimento em caso de troca de veículo
Registo manual de tarefas
Quadro sancionatório imposto
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação