Acidentes graves decorrentes de atmosferas explosivas têm causado danos sérios à saúde das pessoas, incluindo fatalidades, e também resultaram em prejuízos financeiros consideráveis.
Em Portugal, o Decreto-lei 236/2003, que transpõe para a legislação nacional a Diretiva nº 1999/92/CE, visa melhorar a segurança e saúde dos trabalhadores expostos a riscos de atmosferas explosivas.
Assim, a potencial formação de atmosferas explosivas em diversos setores requer que os empregadores identifiquem e avaliem os perigos associados, adotando medidas de proteção apropriadas para garantir a segurança de seus trabalhadores contra possíveis explosões.
Esta formação destina-se a profissionais que trabalham em ambientes com risco de explosão devido a substâncias inflamáveis, tais como, engenheiros, técnicos de segurança, operadores de equipamentos e gestores de segurança.
Identificar, com sucesso, o âmbito da aplicação da Diretiva ATEX, bem como, os locais onde existe o perigo potencial de ocorrência de atmosferas explosivas;
Identificar, corretamente, a metodologia para a classificação de áreas de explosividade e respetiva análise de riscos.
Introdução à Diretiva ATEX – Enquadramento Legal
Classificação das áreas com perigo de formar atmosferas explosivas
Regras a considerar em instalações susceptíveis de conterem atmosferas explosivas
Avaliação de Riscos em ATEX
EPI´s e EPC’s
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação