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Os empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego, e os desempregados que se encontram mais próximos do reingresso no mercado de trabalho, entendendo-se como tal, os desempregados não DLD com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.
– Caracterizar as diferentes técnicas de comunicação de acordo com o tipo de interlocutor.
– Identificar o tipo de informação que pode prestar no seu âmbito de intervenção.
– Explicar que as tarefas que se integram no seu âmbito de intervenção terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
– Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
– Aplicar técnicas de comunicação no atendimento telefónico em serviços de saúde.
– Aplicar técnicas de comunicação na interação com o utente no atendimento presencial em serviços de saúde.
– Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
– Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde.
– Explicar a importância da cultura institucional no agir profissional.
– Explicar a importância de comunicar de forma clara, precisa e assertiva.
– Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes, familiares e/ou cuidadores.
– Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
– Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde e sob a sua supervisão.
– Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
– Explicar a importância de respeitar os princípios de ética no desempenho das suas funções.
– O processo de comunicação
– – Conceito e tipos de comunicação
– – Elementos básicos da comunicação
– – Fatores que interferem na comunicação: barreiras
– – Regras para uma comunicação eficaz
– – – Particularidades e vantagens do perfil assertivo
– – – Empatia
– – – Escuta ativa/escuta dinâmica
– As técnicas de comunicação
– – Técnicas de comunicação perante comportamentos agressivos
– – Técnicas de comunicação para lidar com a ansiedade dos outros
– – Técnicas para manter uma comunicação eficaz com interlocutores em conflito
– – Técnicas de comunicação em situações de agonia e sofrimento
– A comunicação no atendimento telefónico em serviços de saúde
– – Características
– – Os elementos chave no atendimento telefónico (o encaminhamento da chamada e a prestação do serviço informativo)
– – O atendimento telefónico como imagem do organismo e da qualidade de serviço
– – Técnicas para manter uma comunicação telefónica eficaz
– – Momentos críticos no atendimento telefónico
– – A resolução de casos típicos de atendimento telefónico
– A comunicação no atendimento presencial em serviços de saúde
– – Características
– – Os elementos chave no atendimento presencial (receção e encaminhamento)
– – O atendimento presencial como imagem do organismo e da qualidade de serviço
– – Técnicas para manter uma comunicação eficaz com utente
– – Momentos críticos no contacto com o utente
– – A resolução de casos típicos de atendimento presencial
– Tarefas que em relação a esta temática se encontram no seu âmbito de intervenção
– – Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta
– – Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a
– – Tipo de informação que pode prestar na interação com o utente, cuidador e família
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