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Os empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego.
– Identificar as características essenciais do técnico de geriatria.
– Reconhecer e aplicar os princípios fundamentais da deontologia e ética, na função de acompanhamento do idoso.
– Explicar as diferentes formas de resolução de conflitos, consoante as características dos mesmos.
– Perfil do técnico de ação direta em geriatria
– – Qualidades do técnico em geriatria
– – A relação humana que o técnico deve estabelecer com o idoso
– – Funções do técnico de ação direta em geriatria
– – Importância da resiliência nos técnicos de geriatria
– Fatores associados ao comportamento social e emocional do técnico
– – Fatores que influenciam o comportamento social e emocional
– – Aspetos da linguagem que se devem ter sempre em conta na relação com um idoso
– – Aspetos atitudinais que se devem ter em conta na relação com um idoso
– Apresentação pessoal e higiene do técnico de ação direta em geriatria
– – Higiene e o arranjo pessoal do técnico
– – Higiene dos instrumentos de trabalho (farda, calçado, entre outros)
– – Apresentação pessoal do técnico
– Ética e Deontologia
– – Conceitos de ética e deontologia
– – Alguns aspetos inerentes à ética e deontologia (responsabilidade, sigilo profissional…)
– Código deontológico do técnico de ação direta em geriatria
– – Direitos e deveres do técnico
– Atos e ações corretas e incorretas
– – Atos lícitos e ilícitos
– – Atos legítimos e ilegítimos
– – Sanções
– Princípios e valores
– – Principais princípios no trabalho em geriatria (competência, responsabilidade, integridade e respeito pelos direitos e dignidade da pessoa)
– – Principais valores a defender na prática em geriatria
– Técnicas de resolução de conflitos
– – Técnicas que se devem usar (deliberação e persuasão – em casos extremos)
– – Técnicas que nunca se devem usar (manipulação e coersão)
– Comportamento do técnico face às barreiras atitudinais do idoso
– – Barreiras atitudinais do idoso
– – Role-play de situações problema
– Direitos humanos dos idosos
– – Direito à independência
– – Direito à participação
– – Direito à assistência
– – Direito à autorrealização
– – Direito à dignidade
– Protocolo de atuação em caso de deteção de casos de maus tratos
– Competências valorizadas pelos empregadores - transferíveis entre os diferentes contextos laborais
– – Competências relacionais
– – Competências criativas
– – Competências de gestão do tempo
– – Competências de gestão da informação
– – Competências de tomada de decisão
– – Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)
– Pesquisa de informação para procura de emprego
– Curriculum vitae
– Candidatura espontânea
– Entrevista de emprego
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação