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Empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego, e os desempregados que se encontram mais próximos do reingresso no mercado de trabalho, entendendo-se como tal, os desempregados não DLD (Desempregado de Longa Duração) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.
– Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
– Desenvolver a comunicação assertiva.
– Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
– Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
– Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.
– Processo de comunicação e perfis comunicacionais
– – Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
– – – Emissor/Receptor
– – – Canal
– – – Mensagem/código
– – – Contexto
– – – Feedback
– – Diferentes perfis comunicacionais
– – – Passivo
– – – Agressivo
– – – Manipulador
– – – Assertivo
– Comunicação assertiva
– – Particularidades e vantagens do perfil assertivo
– – Empatia
– – – Escuta ativa/escuta dinâmica
– – – – Conceito de contexto comum
– – – Semântica sintaxe
– – – Paralinguagem
– Barreiras à comunicação
– – Barreiras gerais do processo de comunicação
– – – Barreiras internas
– – – – Objectivas
– – – – Subjectivas
– – – Barreiras externas
– – Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
– – – Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
– Processamento interno da informação
– – Processamento fonético
– – Processamento literal (significado)
– – Processamento reflexivo (empático)
– Tipos de perguntas no processo de comunicação
– – Abertas
– – Fechadas
– – Retorno
– – Reformulação
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