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São destinatários desta tipologia de operação os adultos, que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos, sendo excecionalmente admitidos jovens que ainda não tenham completado essa idade, desde que se encontrem comprovadamente inseridos no mercado de trabalho ou quando estejam em causa públicos específicos que se encontrem em situação de particular vulnerabilidade social, devidamente autorizados, nos termos do nº 3 do artigo 3º da Portaria n.º 66/2022, de 1 de fevereiro, na sua atual redação.
– Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
– Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
– Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
– Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
– Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
– Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
– Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
– Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
– – Noção de negócio sustentável
– – Identificação e satisfação das necessidades
– – – Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
– – – Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
– Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
– – Conceito básico de negócio
– – – Como resposta às necessidades da sociedade
– – Das oportunidades às ideias de negócio
– – – Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
– – – Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
– – – Descrição de uma ideia de negócio
– – Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
– Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
– – Formas de recolha de informação
– – – Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
– – – Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
– – Tipo de informação a recolher
– – – O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
– – – Os produtos ou serviços
– – – O local, as instalações e os equipamentos
– – – A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
– – – Os meios de promoção e os clientes
– – – O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
– Análise de experiências de criação de negócios
– – Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
– – – Por setor de atividade/mercado
– – – Por negócio
– – Modelos de negócio
– – – Benchmarking
– – – Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
– – – Parceria de outsourcing
– – – Franchising
– – – Estruturação de raiz
– – – Outras modalidades
– Definição do negócio e do target
– – Definição sumária do negócio
– – Descrição sumária das atividades
– – Target a atingir
– Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
– – Meios e recursos de apoio à criação de negócios
– – Serviços e apoios públicos – programas e medidas
– – Banca, apoios privados e capitais próprios
– – Parcerias
– Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
– – Análise do negócio a criar e sua validação prévia
– – Análise crítica do mercado
– – – Estudos de mercado
– – – Segmentação de mercado
– – Análise crítica do negócio e/ou produto
– – – Vantagens e desvantagens
– – – Mercado e concorrência
– – – Potencial de desenvolvimento
– – – Instalação de arranque
– – Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
– Tipos de negócio
– – Natureza e constituição jurídica do negócio
– – – Atividade liberal
– – – Empresário em nome individual
– – – Sociedade por quotas
– Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
– – Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
– – Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação