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7853 - Ideias e oportunidades de negócio

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Objetivos

– Identificar os desafios e problemas como oportunidades.

– Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.

– Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.

– Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.

– Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.

– Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.

– Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

Conteúdos

– Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio

– – Noção de negócio sustentável

– – Identificação e satisfação das necessidades

– – – Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores

– – – Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação

– Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio

– – Conceito básico de negócio

– – – Como resposta às necessidades da sociedade

– – Das oportunidades às ideias de negócio

– – – Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias

– – – Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)

– – – Descrição de uma ideia de negócio

– – Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes

– Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado

– – Formas de recolha de informação

– – – Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores

– – – Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes

– – Tipo de informação a recolher

– – – O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência

– – – Os produtos ou serviços

– – – O local, as instalações e os equipamentos

– – – A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks

– – – Os meios de promoção e os clientes

– – – O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos

– Análise de experiências de criação de negócios

– – Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo

– – – Por setor de atividade/mercado

– – – Por negócio

– – Modelos de negócio

– – – Benchmarking

– – – Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes

– – – Parceria de outsourcing

– – – Franchising

– – – Estruturação de raiz

– – – Outras modalidades

– Definição do negócio e do target

– – Definição sumária do negócio

– – Descrição sumária das atividades

– – Target a atingir

– Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios

– – Meios e recursos de apoio à criação de negócios

– – Serviços e apoios públicos – programas e medidas

– – Banca, apoios privados e capitais próprios

– – Parcerias

– Desenvolvimento e validação da ideia de negócio

– – Análise do negócio a criar e sua validação prévia

– – Análise crítica do mercado

– – – Estudos de mercado

– – – Segmentação de mercado

– – Análise crítica do negócio e/ou produto

– – – Vantagens e desvantagens

– – – Mercado e concorrência

– – – Potencial de desenvolvimento

– – – Instalação de arranque

– – Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social

– Tipos de negócio

– – Natureza e constituição jurídica do negócio

– – – Atividade liberal

– – – Empresário em nome individual

– – – Sociedade por quotas

– Contacto com entidades e recolha de informação no terreno

– – Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)

– – Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

Ideias e oportunidades de negócio
  • 2025-01-16
  • Norte
  • 50 horas
  • Sim
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