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São destinatários desta medida independentemente do seu nível de proficiência digital, os trabalhadores: • De empresas que integrem as organizações associadas das confederações patronais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social; • Filiados em organizações sindicais associadas de confederações sindicais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social; • Das entidades da economia social; • De quaisquer outras entidades empregadoras, à exceção das entidades da Administração Pública (AP) não estão integradas neste domínio, incluindo a Administração Local
– Identificar os conceitos e princípios gerais do marketing.
– Reconhecer a terminologia relacionada com marketing.
– Identificar os conceitos e princípios do e-marketing.
– Identificar e analisar as principais variáveis do e-marketing-mix.
– Explicar as etapas e os pressupostos para a elaboração de um plano de e-marketing.
– Marketing – princípios gerais
– – Conceitos básicos
– – Terminologia de marketing
– – Marketing estratégico
– – Marketing operacional
– – Evolução histórica
– – Mercados - categorização, evolução e variáveis
– – – Os clientes - segmentação
– – – Estudos de mercado - objetivos e técnicas
– Marketing – principais variáveis
– – Teoria dos 4 P do marketing
– – – Produto
– – – Preço
– – – Distribuição
– – – Comunicação
– – Valor do produto, preço e preço psicológico
– Plano de marketing
– – Principais necessidades de um plano de marketing
– – – Avaliar a situação do mercado e do meio
– – – Avaliar a competitividade da empresa e seus princípios
– – – Planificar os objetivos e meios e adaptação das ações de desenvolvimento e das ações corretivas
– – Operacionalização do plano de marketing
– – Etapas do desenvolvimento do plano operacional de Marketing
– – – Etapa 1 - análise da situação interna e externa
– – – Etapa 2 - definição dos objetivos do plano
– – – Etapa 3 - definição da estratégia de marketing mix
– – – Etapa 4 - afetação de recursos para a operacionalização do plano
– – – Etapa 5 - estabelecimento do plano de ação
– – – Etapa 6 - concretização do plano de ação
– – – Etapa 7 - controlo das ações desencadeadas
– Marketing digital
– – Evolução histórica
– – Conceitos básicos
– – Comportamento dos e-consumidores
– – Principais estratégias do marketing digital
– – Integração do marketing mix digital no marketing convencional
– Marketing nas redes sociais
– – Conceitos básicos
– – As redes sociais enquanto estratégia de marketing
– – Vantagens e potencialidades
– – Ferramentas de análise e gestão
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