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São destinatários desta tipologia de operação os adultos, que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos, sendo excecionalmente admitidos jovens que ainda não tenham completado essa idade, desde que se encontrem comprovadamente inseridos no mercado de trabalho ou quando estejam em causa públicos específicos que se encontrem em situação de particular vulnerabilidade social, devidamente autorizados, nos termos do nº 3 do artigo 3º da Portaria n.º 66/2022, de 1 de fevereiro, na sua atual redação.
– Distinguir os conceitos de educação inclusiva e de necessidades educativas específicas.
– Reconhecer os fatores que determinam as necessidades educativas específicas.
– Relacionar os fatores que determinam as necessidades educativas específicas.
– Reconhecer a interação que deve existir entre a família e a equipa educativa.
– Educação inclusiva
– – Princípios e valores da educação inclusiva
– – – Diversidade individual e social
– – – Equidade no acesso a uma educação de qualidade
– – – Oportunidades educativas
– – – Valorização da diversidade
– – – Princípio da não discriminação
– Necessidades educativas específicas: Interação entre fatores intrínsecos e fatores ambientais
– – Conceitos de atividade e participação
– – Conceito de deficiências e incapacidade
– – Modelo de funcionalidade e incapacidade
– – – Fatores intrínsecos à criança
– – – – Estruturas e funções do corpo
– – – – Alterações nas estruturas e funções do corpo
– – – – Fatores ambientais - facilitadores ou barreiras à atividade e participação
– – – Produtos e tecnologia
– – – Ambiente natural e acessibilidade
– – – Apoio e relacionamentos
– – – Atitudes
– – – Serviços, sistemas e políticas
– Interação família/equipa educativa
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