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10746 - Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas

Informações

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Destinatários

Adultos com idade igual ou superior a 18 anos à data do início da formação (podem ser integrados formandos com 16 ou 17 anos, desde que devidamente comprovada a sua integração no mercado de trabalho), e com habilitações compreendidas entre o 4º e o 12º anos de escolaridade ou Superior.

Objetivos

– Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho.

– Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.

– Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação.

– Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.

Conteúdos

– Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção

– – Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia

– – Funções e competências – planeamento, organização, execução, avaliação

– – Cooperação interna e externa – diferentes atores e equipas

– – Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores – Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)

– – Comunicação e Informação (diversos canais) – participação dos trabalhadores e seus representantes

– – Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)

– – Recolha de dados, reporte e melhoria contínua

– Plano de Contingência

– – Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais

– – Articulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes

– – Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões

– – Responsabilidade e aprovação do Plano

– – Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)

– – Política, planeamento e organização

– – Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)

– – Avaliação de riscos

– – Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção

– – – Higiene, ventilação e limpeza do local de trabalho

– – – Higiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissão

– – – Viagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalho

– – – Realização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventos

– – – Deteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomas

– – – Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) – utilização, conservação, higienização e descarte

– – – Distanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalho

– – – Formação e informação

– – – Trabalho presencial e teletrabalho

– – Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilância

– Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria

– Manual de Reabertura das atividades económicas

– – Diretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação

– – Indicações operacionais – precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho

– – Gestão de riscos profissionais – fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos

– – Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes

– – Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto – operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação

– – Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços

– – Sensibilização e promoção da saúde – capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST

– – Transformação digital – novas formas de trabalho e de consumo

Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas

Grátis

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  • 2020-10-23
  • Norte
  • 25 horas
  • Sim
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