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Adultos com idade igual ou superior a 18 anos à data do início da formação (podem ser integrados formandos com 16 ou 17 anos, desde que devidamente comprovada a sua integração no mercado de trabalho), e com habilitações compreendidas entre o 4º e o 12º anos de escolaridade ou superior e desempregados não DLD, com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.
– Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
– Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
– Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
– Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
– Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
– Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
– Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
– Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
– – Noção de negócio sustentável
– – Identificação e satisfação das necessidades
– – – Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
– – – Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
– Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
– – Conceito básico de negócio
– – – Como resposta às necessidades da sociedade
– – Das oportunidades às ideias de negócio
– – – Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
– – – Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
– – – Descrição de uma ideia de negócio
– – Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
– Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
– – Formas de recolha de informação
– – – Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
– – – Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
– – Tipo de informação a recolher
– – – O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
– – – Os produtos ou serviços
– – – O local, as instalações e os equipamentos
– – – A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
– – – Os meios de promoção e os clientes
– – – O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
– Análise de experiências de criação de negócios
– – Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
– – – Por setor de atividade/mercado
– – – Por negócio
– – Modelos de negócio
– – – Benchmarking
– – – Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
– – – Parceria de outsourcing
– – – Franchising
– – – Estruturação de raiz
– – – Outras modalidades
– Definição do negócio e do target
– – Definição sumária do negócio
– – Descrição sumária das atividades
– – Target a atingir
– Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
– – Meios e recursos de apoio à criação de negócios
– – Serviços e apoios públicos – programas e medidas
– – Banca, apoios privados e capitais próprios
– – Parcerias
– Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
– – Análise do negócio a criar e sua validação prévia
– – Análise crítica do mercado
– – – Estudos de mercado
– – – Segmentação de mercado
– – Análise crítica do negócio e/ou produto
– – – Vantagens e desvantagens
– – – Mercado e concorrência
– – – Potencial de desenvolvimento
– – – Instalação de arranque
– – Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
– Tipos de negócio
– – Natureza e constituição jurídica do negócio
– – – Atividade liberal
– – – Empresário em nome individual
– – – Sociedade por quotas
– Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
– – Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
– – Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação