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6560 - Comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família

Informações

Saiba mais aqui.

Destinatários

- Os empregados, com especial enfoque nos ativos empregados em risco de perda de emprego (mínimo 9.º ano de escolaridade). - Os desempregados de curta duração (há menos de um ano), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.

Objetivos

– Identificar possíveis estratégias para ultrapassar as barreiras na comunicação e interação com utente.

– Identificar mitos e crenças comuns nas populações migrantes e minorias étnicas em Portugal.

– Identificar os aspetos de natureza cultural, de género e de vulnerabilidade que podem consistir obstáculo à comunicação e à interação.

– Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.

– Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.

– Aplicar técnicas de comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família com alterações de comportamento ou alterações ou perturbações mentais.

– Aplicar técnicas de comunicação na interação com utentes com alterações sensoriais.

– Explicar a importância de comunicar de forma clara, precisa e assertiva.

– Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes, familiares e/ou cuidadores.

– Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.

– Explicar o dever de agir em função das orientações do Profissional de saúde.

– Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.

– Explicar a importância de respeitar os princípios de ética no desempenho das suas funções de Técnico/a Auxiliar de Saúde.

– Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.

– Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde.

– Explicar a importância da cultura no agir profissional.

Conteúdos

– A comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família

– – A comunicação na interação com indivíduos em situações de vulnerabilidade

– – A comunicação na interação com indivíduos com alterações de comportamento:

– – – Agressividade

– – – Agitação

– – – Conflito

– – A comunicação na interação com indivíduos com alterações ou perturbações mentais

– A comunicação na interação com o utente com alterações sensoriais

– – A comunicação não verbal

– – Outras linguagens

– Comunicação e Interculturalidade em saúde

– – Barreiras interculturais na comunicação

– – Mitos e factos sobre saúde e (i)migração

– A Comunicação e o Género em saúde

– A comunicação na interação com populações mais vulneráveis

– Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde

– – Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão directa

– – Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho

Comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família

Grátis

Indisponível
Curso indisponivel, ver alternativas
  • 2021-10-01
  • Centro
  • 50 horas
  • Sim
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