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Os empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego, e os desempregados que se encontram mais próximos do reingresso no mercado de trabalho, entendendo-se como tal, os desempregados não DLD com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundár
– Distinguir entre depósitos à ordem e depósitos a prazo.
– Caraterizar a diferença entre cartões de débito e de crédito.
– Caraterizar os principais tipos de empréstimos comercializados pelas instituições de crédito para clientes particulares.
– Caracterizar os principais tipos de seguros.
– Identificar os direitos e deveres do consumidor financeiro.
– Caracterizar diversos tipos de fraude.
– Depósitos à ordem vs. depósito a prazo
– – Remuneração e liquidez
– – Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização
– – O fundo de garantia de depósito
– Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos
– Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários
– – Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving
– – Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG
– – Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos
– Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde
– – Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato
– – Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado
– Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões
– – Receção e execução de ordens
– – Registo e depósito de Valores Mobiliários
– – Consultoria para investimento
– Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone
– Direitos e deveres do consumidor financeiro
– – Entidades reguladoras das instituições financeiras
– – Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros
– – Direito a reclamar e formas de o fazer
– – Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos)
– – Dever de prestação de informação verdadeira e completa
– A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor
– Precaução contra a fraude
– – Instituições autorizadas a exercer a atividade
– – Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas,
– – utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento
– – Proteção de dados pessoais e códigos
– – Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude
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