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Empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego, e os desempregados que se encontram mais próximos do reingresso no mercado de trabalho, entendendo-se como tal, os desempregados não DLD (Desempregado de Longa Duração) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.
– Identificar as noções básicas dos Direitos e Deveres da Criança.
– Identificar as noções básicas das diferentes fases do desenvolvimento infantil.
– Caracterizar os diferentes tipos de cuidados prestados nos serviços de saúde infantil.
– Identificar sinais de alerta no âmbito das atividades diárias à criança.
– Explicar que as tarefas que se integram no seu âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
– Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
– Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes.
– Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
– Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde.
– Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
– Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
– Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
– Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.
– Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
– Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
– Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
– Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
– Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
– Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.
– Os direitos e deveres da criança
– – Conhecimento dos direitos e deveres do adulto e da criança
– – Conhecimento da carta de direitos da criança hospitalizada
– – Respeito pelas crenças e valores
– Marcos de crescimento esturo-ponderal e psicomotor dos 0 aos 3 anos com especial incidência para o primeiro ano de vida
– – Percentis de peso
– – Percentis de comprimento
– – Percentis de perímetro cefálico
– – A obesidade Infantil
– A alimentação no primeiro ano de vida
– – Aleitamento materno
– – Leites adaptados
– – Biberões
– – Limpeza e esterilização dos equipamentos usados na alimentação
– – Diversificação Alimentar
– Necessidades nutricionais específicas
– Sintomas comuns na infância
– – Febre
– – Vómitos
– – Diarreia
– – Dor abdominal / Cólicas abdominais
– – Tosse
– – Rinorreia
– – Lesões cutâneas
– Criança doente e causas fisiológicas de maior suscetibilidade na 1ª infância
– – Noções sobre doenças exantemáticas
– Conceito de morbilidade e mortalidade infantil
– A prestação de cuidados de saúde infantil
– – O apoio nos cuidados na maternidade/berçário
– – O apoio nos cuidados especiais para recém-nascidos
– – O apoio nos cuidados na unidade de internamento de pediatria
– – O apoio nos cuidados na consulta de pediatria
– Acompanhamento da criança nas atividades diárias
– – Alimentação
– – Eliminação
– – Higiene e hidratação
– – Sono e repouso
– – A relação com a criança e família: a ansiedade, o medo e as crenças associados à hospitalização
– – Noções de segurança e prevenção de acidentes no universo infantil enquanto intervenientes passivos / ativos nas atividades diárias
– – A importância da ocupação dos tempos livres
– Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de saúde
– – Tarefas que, sob orientação de um Enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão directa
– – Tarefas que, sob orientação e supervisão de um Enfermeiro de saúde, pode executar sozinho/a
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