Saiba mais aqui.
Os empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego.
– Enuncia os conceitos de auto-conceito e auto-estima através da valorização pessoal e profissional.
– Reconhece a importância do grupo na dinâmica das relações interpessoais.
– Reconhece a dinâmica de grupos adequada à situação de ensino-aprendizagem em contexto real de trabalho.
– Descreve as diferentes formas de gerir e superar conflitos (intra e interpessoais).
– Descreve o processo de liderança e identifica as características que diferenciam os empreendedores.
– Identifica as estruturas familiares como processos sociais dinâmicos no tempo e no espaço.
– Reconhece a realidade dos contextos de socialização em constante mutação.
– Reconhece a importância do grupo de pares para a inserção na comunidade e para o desenvolvimento psicossocial.
– Analisa os contextos de socialização com recurso a instrumentos e a procedimentos adequados.
– Percepção do “eu”
– – Formação do auto-conceito
– – – O “eu” visto pelos “outros”
– – – Importância da valorização pelos sujeitos significativos
– – – Interpretação pelo “eu”
– – – – Interaccionismo simbólico
– – Sentimento de valor
– – – Auto-estima
– – Estratégias de manutenção de uma identidade pessoal positiva
– Percepção dos “outros”
– – Cognição social e atitudes
– – – Conceito
– – – Componentes das atitudes
– – – Formação de atitudes
– – – Desenvolvimento de atitudes
– – – Mudança de atitudes
– – Percepção social e categorização
– – – Formação de impressões
– – – Estereótipos
– – – Preconceitos
– Percepção e dinâmica do “nós”
– – Conceito e características dos grupos
– – – Interacção da heterogeneidade
– – – – "eu" ao “nós”
– – – Relacionamento e a tarefa do grupo
– – – Teoria de Desenvolvimento do Grupo
– – – – Tuckman
– – – Dinâmica de grupo
– – – – Kurt Lewin
– – Estrutura e funcionamento do grupo
– – – Estatuto, papel e apreço
– – – – Conceitos
– – – Papéis e estatutos adquiridos ou atribuídos
– – – Estrutura sociométrica
– – – Coesão do grupo
– – Normalização e conflitos
– – – Conflito
– – – Escalada do conflito
– – – Assertividade
– – – Inconformismo
– – – Passividade
– – – Agressividade
– – – Manipulação
– – – Afirmação pessoal
– – – Estratégias individuais na gestão do conflito
– – – Poder
– – – Autoridade
– – – Influência social
– – – Obediência
– – – Conformismo
– Liderança, negociação social e empreendorismo
– – Conceito de liderança
– – – Funções, padrões e contextos de liderança
– – Empreendedor e a negociação social
– – – Elementos da negociação
– – – Negociação integrativa e negociação distributiva
– – – Perfil do empreendedor
– Processo e contextos de socialização
– – Processo de socialização
– – – Conceito de socialização
– – Contextos de socialização
– – – Família
– – – – Relações dos adolescentes com os pais e outros familiares
– – – – Tipos de estruturas familiares
– – – – – Família nuclear
– – – – – Família extensa
– – – – – Família monogâmica
– – – – – Família de procriação
– – – – Novas organizações da estrutura familiar
– – – – – Famílias monoparentais
– – – – Família e formação da identidade do adolescente
– – – – – Conflitos pais-filhos
– – – Grupo de pares
– – – – Relacionamento com o grupo de pares
– – – – Processos sócio-psicológicos
– – – – – Comparação social e conformismo
– – – – Amizade
– – – Escola
– – – – Adolescentes e escola
– – – – Relação escola família
– – – Cultura
– – – – Moda
– – – – Mass media
– – – – Etnia
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação