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0487 - Serviço ao cliente

Informações

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Destinatários

Empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego, e os desempregados que se encontram mais próximos do reingresso no mercado de trabalho, entendendo-se como tal, os desempregados não DLD (Desempregado de Longa Duração) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.

Objetivos

– Definir o conceito e os principais objetivos do serviço ao cliente.

– Caracterizar as diferentes fases do serviço ao cliente.

– Descrever os mecanismos de avaliação e os processos de melhoria em cada uma das fases do serviço ao cliente.

– Caracterizar um sistema de avaliação e melhoria de um serviço de apoio ao cliente.

Conteúdos

– Enquadramento e objetivos

– – Serviço ao cliente como medida de performance do sistema logístico, definindo standards de operação

– – Serviço ao cliente diferente de satisfação do cliente

– – Serviço ao cliente como medida de melhoria do serviço ao cliente

– Passos para a definição dos objetivos do Serviço ao cliente

– – Identificação dos principais elementos do serviço logístico prestados pela empresa

– – Determinação da importância relativa de cada elemento do serviço logístico da empresa

– – Avaliação da competitividade atual da empresa, em função do nível de serviço disponibilizado

– – Identificação dos diferentes requisitos de serviço, para diferentes segmentos de mercado

– – Desenvolvimento de objetivos e estratégias de serviço ao cliente

– – Estabelecimento de procedimentos de acompanhamento e controlo dos processos

– Fases do serviço ao cliente

– – Pré venda

– – – Definição e objetivos

– – – Política (formal) de serviço a cliente

– – – Identificação e acessibilidade dos intervenientes do processo

– – – Estrutura e flexibilidade organizacional

– – – Método e normas de efetivação de encomendas

– – Possíveis medidas de avaliação do serviço ao cliente, na fase da pré-venda

– – – Informação de ruturas de produtos

– – – Qualidade da equipa de vendas

– – – Acompanhamento feito por responsáveis de vendas

– – – Monitorização de níveis de stocks dos clientes

– – – Participação dos clientes nos projetos de desenvolvimento e melhoria de produtos

– – – Melhoria contínua nos produtos e soluções

– – – Comunicação das datas de entrega

– – Venda

– – – Definição e objetivos

– – – Elementos diretamente relacionados com a transação física

– – – Prazos de entrega e ciclo de encomenda

– – – Preparação da encomenda

– – – Nível de stocks

– – – Disponibilização de informação relativa à encomenda

– – – Gestão de alternativas (prazos, produtos)

– – – Condição dos produtos

– – – Política de entrega (transportes, multidestinos, etc.)

– – Possíveis medidas de avaliação do serviço ao cliente, na fase da venda

– – – Facilidade na colocação da ordem de encomenda

– – – Confirmação da receção da encomenda e confirmação da sua entrega

– – – Condições de crédito concedidas

– – – Duração do ciclo de encomenda

– – – Nível de serviços

– – – Nível de atrasos

– – – Flexibilidade no tratamento de encomendas urgentes

– – – Níveis de devoluções

– – – Existência de produtos alternativos

– – Pós Venda

– – – Existência de produtos / equipamentos de substituição

– – – Assistência técnica (tempo de espera)

– – – Instalação, garantia e reparação

– – – Gestão de reclamações

– – Possíveis medidas de avaliação do serviço ao cliente, na fase do pós-venda

– – – Rigor nos fornecimentos (datas, produtos, quantidades e qualidade)

– – – Nível de devoluções e de trocas

– – – Fácil leitura das instruções de utilização / manuseamento

– – – Qualidade da embalagem e visibilidade no ponto de venda

– Avaliação e melhoria do serviço ao cliente

– – Identificação dos elementos mais importantes do serviço ao cliente

– – Prazos de entrega

– – Nível de ruturas

– – Nível de erros

– – Nível de reclamações

– – Nível de devoluções

– – Tempo de tratamento da encomenda

– Instrumentos de avaliação e melhoria do Serviço ao cliente

– – Ligação entre o serviço ao cliente da empresa e a satisfação dos clientes

– – Nível de ruturas e custo/proveito das ruturas

– – Análise ABC dos clientes e dos produtos

– – Auditoria ao Serviço ao cliente da empresa

Serviço ao cliente

Grátis

Indisponível
Curso indisponivel, ver alternativas
  • 2022-01-10
  • Norte
  • 50 horas
  • Sim
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