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Os empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego, e os desempregados que se encontram mais próximos do reingresso no mercado de trabalho, entendendo-se como tal, os desempregados não DLD com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.
– Enunciar os principais conceitos, tipos e formas de comunicação.
– Reconhecer a importância da linguagem nos processos de comunicação.
– Reconhecer a prática pedagógica como processo de comunicação com crianças e jovens.
– Identificar as principais competências para uma comunicação eficaz com crianças e jovens.
– Comunicação - definição e conceitos
– – Dinâmica do ato comunicativo
– – Elementos do processo de comunicação
– Tipos e formas de comunicação
– – Comunicação verbal
– – Comunicação não-verbal
– Comunicação e linguagem
– – Importância da linguagem
– – A linguagem como veículo de comunicação
– – Estimulação do desenvolvimento da linguagem e da comunicação
– – Componentes da linguagem
– – – Função, forma e significado
– – Contextos da comunicação
– Comunicação na criança e no jovem
– – Na interação com os pares
– – Na interação adulto/criança
– – Na relação pais/filhos e a importância do envolvimento parental na comunicação
– – Nos grupos de referência
– Competências para uma comunicação eficaz e barreiras à comunicação
– – Assertividade
– – Escuta ativa
– – Auto-imagem
– – Clareza de expressão
– – Transparência na comunicação
– – Compreensão da mensagem
– – Saber lidar com as emoções
– Comunicação e o grupo
– Novas tecnologias de informação e comunicação (TIC)
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