Formação desenvolvida em regime B-learning.
A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
- na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
- na gestão e coordenação de formação;
- no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
A Formação Pedagógica Inicial de formadores em regime b-learning é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador e que reúnam as condições de acesso legalmente exigíveis ( Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar).
Preparar e planear o processo de aprendizagem;
Desenhar programas de formação;
Conceber/explorar recursos didáticos e multimédia;
Facilitar o processo de aprendizagem orientando para o cliente (formando), aplicando técnicas diferenciadas de interação pedagógica e de dinamização de grupos;
Aplicar metodologias de gestão da diversidade (pedagogia diferenciada e pedagogia inclusiva) no contexto da formação;
Acompanhar e avaliar as aprendizagens, concebendo os instrumentos de avaliação da formação e das aprendizagens;
Especificar os resultados da formação e das aprendizagens;
Gerir a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida;
Utilizar e gerir plataformas colaborativas e de aprendizagem;
Adotar atitudes de empreendedorismo e criatividade;
Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
MF1. Formador: sistema, contextos e perfil (10h - 2h presenciais| 8h assíncronas)
MF2. Simulação Pedagógica Inicial (10h - 10h presenciais)
MF3. Comunicação e dinamização de grupos em formação (10h - 2h síncronas| 8h assíncronas)
MF4. Metodologias e estratégias pedagógicas (10h - 2h síncronas| 8h assíncronas)
MF5. Operacionalização da formação: do plano à ação (10h - 3h presenciais| 7h síncronas)
MF6. Recursos didáticos e multimédia (10h - 1h síncrona| 9h assíncronas)
MF7. Plataformas colaborativas e de aprendizagem (10h - 1h síncrona| 9h assíncronas)
MF8. Avaliação da formação e das aprendizagens (10h - 1h síncrona| 9h assíncronas)
MF9. Simulação pedagógica final (10h - 10h presenciais)
Consultores/Formadores
Áreas Certificadas
pela DGERT
Formandos
Horas de Formação